Granpal e Consórcio Metropolitano Visitam Consórcio ABC em São Paulo

Granpal e Consórcio Metropolitano Visitam Consórcio ABC em São Paulo

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e o Consórcio Metropolitano (seu braço executor) visitaram o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em São Paulo, compartilhando experiências de sucesso desenvolvidas pelas duas entidades regionais. A comitiva foi recebida pelos secretários executivos do Consórcio Intermunicipal, Luis Paulo Bresciani, e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovanni Rocco, e pelo Diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda.

Estiveram presentes os prefeitos de Santo Antônio da Patrulha, Paulo Roberto Bier, Presidente da Granpal e do Consórcio, e de Esteio, Gilmar Antonio Rinaldi, os vice-prefeitos de Nova Santa Rita, Antonio Cesar Bairros dos Santos, e de Eldorado do Sul, Domingos Sávio Salvador, a Diretora Executiva do Consórcio Metropolitano, Roselaine Amaro, e da Procuradora Geral da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, Angela Cristina Oliveira Machado.

O Diretor de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal, Hamilton Lacerda, compartilhou com a comitiva a experiência adquirida com projetos consistentes e sólidos, como no caso do Programa Casa Abrigo Regional, de acolhimento de mulheres vítimas de violência no ABC, além do Plano de Mobilidade Regional, contemplado com investimentos federais de R$ 870 milhões em sua primeira etapa, anunciados pela Presidenta Dilma Rousseff no ano passado e com início de obras previsto ainda para este ano.

O Diretor de Programas e Projetos mostrou aos visitantes as vantagens da transformação da entidade regional em Consórcio Público, a partir de 2010. “O sucesso do Plano de Mobilidade Regional em especial se deveu à união dos sete municípios através do Consórcio. Santo André e São Bernardo estavam aptos a realizar o financiamento. Já outros municípios enfrentavam questões burocráticas ou outros impedimentos. Graças ao Consórcio o financiamento do Plano foi possível”, afirmou Hamilton Lacerda.

Conforme o Presidente Paulo Bier, a busca constante por experiências exitosas será pressuposto para que o Consórcio Metropolitano siga crescendo e se fortalecendo na Região.

 

Fonte: http://www.consorcioabc.sp.gov.br/noticias/2014/04/consorcio-metropolitano-da-grande-porto-alegre-conhece-experiencia-da-regiao/view