Município de Canoas recebe o Selo SEBRAE Prefeito Empreendedor Loureiro da Silva 20013/2014

Município de Canoas recebe o Selo SEBRAE Prefeito Empreendedor Loureiro da Silva 20013/2014

Nestor Tissot, de Gramado, é o grande vencedor do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor

 

A cerimônia em homenagem aos gestores públicos que investem nos pequenos negócios ocorreu nesta quinta-feira, 17 de abril, em Porto Alegre

 

 

Porto Alegre – O projeto “As Pequenas Empresas em Face do Maior Evento Natalino do Brasil: Natal Luz de Gramado”, rendeu ao atual administrador do município de Gramado, Nestor Tissot, o título de Prefeito Empreendedor, na categoria Melhor Projeto Estadual. As cidades de São Sebastião do Caí, Tiradentes do Sul  e Venâncio Aires conquistaram o 2º, 3º e 4º lugares, respectivamente. A cerimônia de entrega do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor Loureiro da Silva ocorreu nesta quinta-feira, 17 de abril, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e reuniu 200 pessoas entre lideranças políticas, empresarias e de entidades de classe. Ao todo, 70 prefeituras inscreveram projetos nesta edição do reconhecimento e 30 chegaram a grande final.

 

O projeto da cidade serrana gaúcha apresentou resultados como a oportunidade das micro e pequenas empresas (MPEs) participarem, efetivamente, de um evento do porte do Natal Luz. Permitiu, ainda, a inserção dos pequenos negócios em ações continuadas, dentro de projetos de grande qualidade técnica, possibilitando a profissionalização desses empreendimentos. “Outro aspecto importante foi o estímulo ofertado para pessoas com potencial técnico e artístico, para que saíssem da informalidade, constituindo suas empresas de maneira formal, a fim de se engajar nos grandes eventos realizados pelo município”. A iniciativa de Gramado ainda promoveu a economia e a cultura local, por meio do projeto de decoração da Vila de Natal, ornada com garrafas PET.

 

Em seu discurso, Tissot dividiu a conquista com os 1.100 colaboradores da prefeitura. “Somos a maior empresa de Gramado, tendo em vista que a grande maioria de nossos empreendimentos são de micro e pequeno porte”. O prefeito também abordou a pujança turística do município que está, hoje, com 100% de seus hotéis lotados. “Participei do desenvolvimento de uma cidade que orgulha muito todo Brasil”. 

 

O presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, destacou a importância do reconhecimento aos administradores municipais que estão fazendo a diferença na economia do Rio Grande do Sul. Para Koch, é justo e necessário este tipo de ação, “pois estimula que mais prefeitos coloquem em prática projetos de estímulo aos pequenos negócios, contribuindo com a missão do SEBRAE/RS”.

 

De acordo com o presidente “o crescimento econômico dos municípios brasileiros passa pelo estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios. Prefeitos que criam condições favoráveis às micro e pequenas empresas e aos microempreendedores individuais ajudam a construir um Brasil mais próspero e com mais oportunidades”.  Segundo ele, “o SEBRAE está cada vez mais próximo dos prefeitos, em favor dos pequenos negócios, buscando incluir, definitivamente, a agenda do empreendedorismo nas gestões municipais, pois é um caminho aberto para o desenvolvimento. É um tema que precisa estar na mesma escala de prioridade reservada a outros de grande apelo, a exemplo de saúde, educação, segurança e infraestrutura”.

 

Conforme o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, na ocasião representando o governador do Estado Tarso Genro, o Rio Grande do Sul passa por um momento muito positivo, graças, também, a atuação dos prefeitos municipais. “Em 2013 tivemos um aumento no Produto Interno Bruto (PIB) de 5,8%, a indústria cresceu 6,8% e somos o 3º Estado que mais exportou”, destacou Branco, congratulando os participantes e vencedores em nome de Tarso Genro.

 

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, ressaltou a parceria que o SEBRAE/RS tem com os municípios, através de inúmeros projetos, bem o Prêmio Prefeito Empreendedor, que motiva os gestores públicos a olharem com mais carinho para as micro e pequenas empresas, grandes geradoras de arrecadação, emprego e renda. “Parabéns ao SEBRAE/RS por este reconhecimento. Os pequenos empreendimentos são base fundamental de desenvolvimento do País”, disse.

 

Categorias Temáticas

O prêmio reconheceu, também, os administradores municipais em outras cinco categorias. A categoria Lei Geral Implementada foi vencida pelo município de São Lourenço do Sul. Já o município de Lajeadovenceu a categoria Compras Governamentais, e Canoas conquistou o primeiro lugar na categoriaDesburocratização. Coube ao município de Travesseiro a premiação máxima da categoria Pequenos Negócios no Campo, enquanto que Rosário do Sul saiu-se vencedor da categoria Novos Projetos.

 

Todas as 30 administrações municipais finalistas foram contempladas com o certificado de Prefeitura Empreendedora, incluindo um selo para ser utilizado em materiais de divulgação (confira a lista completa ao final da matéria).

 

Sobre o Prêmio

O Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor é uma iniciativa do SEBRAE, realizada a cada dois anos. Ele consagra e reconhece os administradores municipais que tenham elaborado e implementado projetos, com resultados mensuráveis, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas (MPEs) em suas cidades.

 

A etapa nacional

 

O Prefeito Empreendedor e os cinco ganhadores das demais categorias em nível estadual estão classificados para concorrer na etapa nacional, que acontece dia 3 de junho, em Brasília.

 

Na ocasião, serão conhecidos os vencedores das categorias temáticas e categoria geral, que concorrem entre as cinco regiões do País. Os vencedores receberão o Selo Prefeito Empreendedor Finalista Nacional, e uma viagem internacional para conhecer experiências de sucesso relativas ao apoio às micro e pequenas empresas.

 

Vencedores das Categorias Temáticas

 

Categoria Lei Geral Implementada – São Lourenço do Sul

São Lourenço do Sul obteve a formalização de novas empresas e a inserção de pequenos empreendimentos nas compras governamentais do município. Também aumentou o índice de empreendedores locais com acesso ao programa Microcrédito Produtivo.

 

Categoria Compras Governamentais – Lajeado

O projeto do município fomentou a participação de pequenas empresas em licitações municipais, desmistificando o processo licitatório e proporcionando que pequenos negócios vendam seus produtos para a prefeitura. Ainda aproximou a relação comercial entre a administração pública e os pequenos negócios locais.

 

Categoria Desburocratização – Canoas

Através da gestão desburocratizada Canoas racionalizou os processos na prefeitura e inovou a atuação do gestor municipal ao se aproximar continuamente da população. O município procura realizar uma gestão que torne mais fácil a vida dos empresários locais. Hoje, num prazo máximo de três dias, a prefeitura emite o alvará de localização.

 

Categoria Pequenos Negócios no Campo – Travesseiro

Com o projeto, Travesseiro pesquisou, buscou e implantou técnicas modernas que resultaram no aumento da produtividade e redução de custos, aliados à conservação do solo e redução de ações no manejo. O município construiu um sistema de produção sustentável através da difusão de tecnologias para suas propriedades rurais.

 

Categoria Novos Projetos – Rosário do Sul

O Poder Público de Rosário do Sul desenhou um plano de ação para cada etapa do planejamento da administração municipal. Elas consistem em práticas executadas por cada setor da administração e acompanhadas por um grupo gestor que promove a interação das ações propostas com as políticas de desenvolvimento do município.

 

As 30 prefeituras do Rio Grande do Sul que receberam o Selo SEBRAE Prefeito Empreendedor Loureiro da Silva 20013/2014 são:

 

·        Agudo, prefeito Valério Vili Trebien;

·        Alegrete, prefeito Erasmo Guterres Silva;

·        Balneário Pinhal, prefeito Luiz Antônio Palharin;

·        Camaquã, prefeito João Carlos Fagundes Machado;

·        Canoas, prefeito Jairo Jorge da Silva;

·        Casca, prefeito Alan Martins das Chagas;

·        Cerro Grande, prefeito Alcione Moi;

·        Derrubadas, prefeito Almir José Bagega;

·        Erechim, prefeito Paulo Alfredo Pólis;

·        Gramado, prefeito Nestor Tissot;

·        Harmonia, prefeito Carlos Alberto Fink;

·        Lajeado, prefeito Luiz Fernando Schmidt;

·        Maratá, prefeito Fernando Schrammel;

·        Passo Fundo, prefeito Luciano Palma de Azevedo;

·        Pejuçara, prefeito Eduardo Buzzatti;

·        Porto Alegre, prefeito José Fortunati;

·        Rio Grande, prefeito Alexandre Duarte Lindenmeyer;

·        Rosário do Sul, prefeito Luíz Henrique Oliveira Antonello;

·        Santa Maria, prefeito Cezar Augusto Schirmer;

·        Santiago, prefeito Júlio César Viero Ruivo;

·        São Lourenço do Sul, prefeito José Daniel Raupp Martins;

·        São Pedro do Butiá, prefeito José Henrique Heberle;

·        São Sebastião do Caí, prefeito Darci Jose Lauermann;

·        Soledade, prefeito Paulo Ricardo Cattaneo;

·        Tapes, prefeito Sílvio Luis da Silva Rafaeli;

·        Tio Hugo, prefeito Verno Aldair Muller;

·        Tiradentes do Sul, prefeito João Carlos Hickmann;

·        Travesseiro, prefeito Ricardo Rockenbach;

·        Vale Real, prefeito Edson Kaspary;

·        Venâncio Aires, prefeito Airton Luiz Artus.