Granpal participa de fórum do Observatório das Metrópoles

Granpal participa de fórum do Observatório das Metrópoles

O presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, participou na sexta-feira (22) do fórum Mudanças na Ordem Urbana dos Municípios, promovido pelo núcleo de Porto Alegre do Observatório das Metrópoles. Representando também o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano (CDM), Gilmar falou sobre os desafios da governança metropolitana a partir das experiências da Granpal e CDM.

“Precisamos superar as fragmentações que geram desperdício de recursos e atender às demandas da sociedade a partir de um modelo de gestão integrado”, apontou o presidente da Granpal. Entre as áreas prioritárias de ação da Granpal, estão a qualificação da saúde, o tratamento de resíduos sólidos, turismo, mobilidade e segurança na região.

Como exemplo de ações em andamento, Gilmar citou a aquisição conjunta de medicamentos, com economia para as cidades e melhor qualidade nos produtos. Somados, os nove municípios que participaram da compra compartilhada economizaram R$ 565,5 mil. Só Canoas teve uma economia de R$ 272 mil. Esse projeto, vantajoso para as cidades, deve ser repetido na compra de equipamentos para procedimentos hospitalar, material odontológico e uniformes escolar.

O núcleo porto-alegrense do Observatório das Metrópoles integra uma rede nacional de pesquisa, que se desenvolve em 14 metrópoles brasileiras e uma aglomeração urbana, sob coordenação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ippur/UFRJ). Em Porto Alegre, o núcleo tem sede no Instituto Latinoamericano de Estudos Avançados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ilea/Ufrgs).