Inscrições para o Fórum Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional

Inscrições para o Fórum Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional

Durante o evento, o Ministério da Integração Nacional promoverá também o I Fórum Infantojuvenil sobre o tema

Brasília, 15/08/2013 – Já estão abertas as inscrições para a décima edição do -Fórum Nacional de Defesa Civil’, evento promovido pelo Ministério da Integração Nacional que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de setembro, em Joinville, Santa Catarina. Com o tema “Há uma década fazendo da informação uma forma de proteção”, o encontro terá abrangência nacional e visa a reunir profissionais da área de proteção e defesa civil de todo o país, além de especialistas e membros da sociedade interessados em compartilhar experiências e boas práticas sobre prevenção e mitigação de desastres.

Os interessados podem se inscrever no site de duas maneiras: como participante ou apresentando um trabalho no evento. A data limite para o envio dos trabalhos é 30 de agosto. As inscrições são gratuitas. Para essa edição, são esperadas 1,5 mil pessoas durante os três dias do Fórum.

De acordo com o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, levar informação e conhecimento às pessoas, sobretudo às comunidades localizadas em áreas de risco, atinge o principal objetivo da defesa civil: proteger a vida. “Esse é um dever que envolve os três segmentos do governo, federal, estadual e municipal, e também a sociedade. Um dever de todos nós”, pontua Viana, destacando que o evento reforça essa ideia.

A décima edição do Fórum tem como objetivo fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil com a promoção e o conhecimento de ações municipais. Dessa forma, o encontro pretende estimular atividades locais de prevenção e redução de riscos e desastres, debates para instigar ações municipais de defesa civil e a divulgação de atos do governo federal que visam a melhorar o trâmite de processos nos municípios.

I Fórum Infantojuvenil– Este ano, a grande novidade da programação do -X Fórum Nacional de Defesa Civil’ é a promoção do I Fórum Infantojuvenil sobre o tema. A ideia é apresentar para crianças e adolescentes a importância da prevenção e da proteção à vida. Na ocasião, será criado um espaço exclusivo para esse público, onde ocorrerão atividades lúdicas para conscientizar sobre a redução de riscos de desastres nas escolas e comunidades. Os participantes também aprenderão a agir em situações adversas, como enchentes e inundações, e conhecerão o papel do bombeiro mirim.

Veja outras informações na página oficial do Fórum.