Granpal abre pregão para compra de medicamentos

Granpal abre pregão para compra de medicamentos

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) abriu nesta quarta-feira (17) o pregão eletrônico para a compra compartilhada de medicamentos entre municípios que fazem parte da entidade e do Consórcio Intermunicipal de Gestão Ampliada da Região Carbonífera (Ciga).

Serão adquiridos mais de 442 mil de unidades de 310 medicamentos diferentes, que serão compartilhados por 13 municípios da Granpal e outros cinco do Ciga. O procedimento, feito pelo site www.pregaobanrisul.com.br, pode representar uma média de 30% de redução nos preços. Vinte e quatro empresas foram habilitadas para participar do processo. Ao todo, serão investidos R$ 86,3 milhões na compra.

No primeiro pregão, quando foram comprados 92 itens, realizado em fevereiro e março do ano passado, foi atingida uma economia de 25% considerando as compras realizadas via consórcio frente ao que os municípios compravam de forma isolada. Alvorada, por exemplo, economizou 30% nas compras realizadas via consórcio. Esta redução média de 25% no valor dos medicamentos para as farmácias básicas das cidades foi possível através da união dos municípios e da eliminação de intermediários, propiciadas pelo consórcio.