Consórcio Metropolitano Granpal fará nova compra compartilhada de medicamentos

Consórcio Metropolitano Granpal fará nova compra compartilhada de medicamentos

O Consórcio Metropolitano da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) realiza, nesta quarta-feira (3), o lançamento do pregão eletrônico para a compra de medicamentos compartilhada entre municípios que fazem parte da entidade e do Consórcio Intermunicipal de Gestão Ampliada da Região Carbonífera (Ciga). A partir das 10h, o presidente da Granpal e prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, concederá entrevista coletiva para falar sobre o projeto. O encontro será na sede da Granpal, em Porto Alegre (Av. das Indústrias, 469, Bairro São João).

Serão licitados mais de 442 mil de unidades de 310 medicamentos diferentes, que serão compartilhados por 13 municípios da Granpal e outros sete do Ciga. O procedimento, feito pelo site www.pregaobanrisul.com.br, pode representar uma média de 30% de redução nos preços. As empresas interessadas em participar podem cadastrar os medicamentos constantes no edital até quarta-feira (3), mesmo dia em que as propostas serão abertas. Ao todo, serão investidos R$ 86,3 milhões na compra.

No primeiro pregão, realizado em 28 de fevereiro do ano passado, foi atingida uma economia de 25% considerando as compras realizadas via consórcio frente ao que os municípios compravam de forma isolada. Alvorada, por exemplo, economizou 30% nas compras realizadas via consórcio. Esta redução média de 25% no valor dos medicamentos para as farmácias básicas das cidades foi possível através da união dos municípios e da eliminação de intermediários, propiciadas pelo consórcio. “Por preço, não vai faltar remédio para a população da região metropolitana”, comentou o presidente da Granpal e prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi.

No pregão passado, foram comprados 92 itens da atenção farmacêutica básica e, para este ano, respondendo ao anseio dos municípios, o consórcio ampliou a lista de medicamentos para 310 itens contemplando todo o leque terapêutico do serviço público de saúde.

Veja o edital completo