Presidente da FAMURS participa da Reunião Ordinária de Prefeitos da GRANPAL

Presidente da FAMURS participa da Reunião Ordinária de Prefeitos da GRANPAL

 

O Conselho de Prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) se reuniu nesta quinta-feira (23/08) pela manhã para debater questões como a construção da rodovia ERS-10, os Planos de Saneamento e de Resíduos, o novo aeroporto regional Vale do Sinos e a captação de recursos para os municípios. O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Ary Vannazzi, esteve no encontro. “Estamos participando de todas as atividades de entidades como a Granpal. A Famurs vai assumir a defesa do aeroporto e da ERS-10 porque este é um debate estrutural que diz respeito à economia de todo Estado”, disse.

A construção do aeroporto internacional, em 25 quilômetros quadrados de área, entre as cidades de Portão e Nova Santa Rita foi apresentada pelo diretor de Relações com a Comunidade do Jornal NH, Miguel Schmitz, integrante da comissão que avalia sua viabilidade. Segundo ele, as cidades declararam as áreas como de utilidade pública e preparam a desapropriação.

Segundo o diretor de Logística e Integração da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, Álvaro Woiciechoski, a ERS-10 teve seu projeto apresentado ao Governo do Estado na semana passada pela empresa vencedora da licitação, Odebrecht. Woiciechoski tranquilizou o prefeito de Canoas, Jairo Jorge da Silva, que levantou a hipótese de construção de uma avenida. “Uma avenida impossibilita o rodoanel e não resolve o problema do funil em que se transformou a BR-116”, disse o prefeito. O representante do Estado garantiu que o governo é contra a proposta de avenida. “Temos que construir um anel viário, o que condiz com a necessidade da região.” O governo estadual tem até o dia 2 de setembro para dar um parecer sobre o projeto.

A Famurs apresentou aos prefeitos da Granpal a nova área técnica da entidade, o Núcleo Estratégico de Projetos, coordenado por Jaime Ramis, que tem como função orientar e auxiliar os municípios na elaboração de projetos junto aos governos estadual e federal.  

Um dia após a entrega dos Planos de Gestão de Resíduos pelos 26 municípios integrantes do Consórcio Pró-Sinos, incluídas sete cidades que fazem parte da Granpal, o coordenador da Famurs, Julio Dorneles, aconselhou os municípios a realizarem os planos de resíduos e de saneamento em conjunto até dezembro de 2013. Depois desse prazo, as cidades sofrerão corte no repasse de verbas para o setor do meio ambiente. O presidente da Granpal, prefeito de Alvorada, João Carlos Brum, diz que sua cidade está com o projeto em andamento.

FAMURS