Rio Grande do Sul terá sete CTs para a Copa 2014

Rio Grande do Sul terá sete CTs para a Copa 2014

A Copa do Mundo de 2014, no Rio Grande do Sul, não ficará restrita a Porto Alegre. Outras cidades do Estado concorrem para atrair seleções durante o evento. Na primeira versão do catálogo de Centro de Treinamento de Seleções (CTS), lançado nesta quarta-feira pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local, dos 54 CTS de todo o País, sete são gaúchos. Com o número, o Rio Grade do Sul é o segundo estado em número de CTS selecionados. Durante todo o processo, 22 cidades gaúchas se candidataram para servir de base para seleções que participarão do próximo Mundial.

“É uma grande satisfação para todos nós gaúchos contarmos com sete centros avalizados pela Fifa”, festejou o secretário de Esporte e Lazer e coordenador-geral do Comitê Gestor da Copa do Governo do Estado (CGCopa), Kalil Sehbe. O anúncio da seleção foi feito ontem no estádio Pacaembu, em São Paulo.

Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Lajeado e Viamão são as cidades gaúchas aprovadas no catálogo de CTS da Fifa. Porto Alegre, uma das 12 sedes do Mundial, entra com o Hotel Plaza São Rafael, vinculado à praça de esportes de Canoas. Uma nova janela será aberta em setembro e até o final de 2013 o catálogo final deverá estar concluído. A lista dos CTS será enviada a todas as federações de futebol que disputam as eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.

Viamão

O município de Viamão já esperava, mas só com o anúncio de que teve sua estrutura aprovada pela Fifa para receber uma delegação estrangeira, na manhã de ontem, finalmente pôde comemorar a proximidade em participar da Copa do Mundo 2014. A partir de agora, a meta da administração pública da cidade vizinha à Capital é buscar os recursos destinados aos municípios que estão envolvidos com a organização do maior evento esportivo do planeta. 

O CT credenciado por Viamão está localizado no hotel Vila Ventura. Com a confirmação de que a cidade está entre os pré-selecionados para receber uma seleção estrangeira, o empreendimento deve começar a executar o processo de expansão para se enquadrar nos criterios exigidos pela Fifa para acomodar e treinar uma das 32 equipes que disputam o mundial.

Bento Gonçalves e Farroupilha

Bento Gonçalves foi contemplado com dois hotéis e um centro de treinamento. Foram aprovados o Dall’Onder Grande Hotel, o Hotel & Spa do Vinho e o Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, do Clube Esportivo Bento Gonçalves. No caso do Dall’Onder, sua candidatura foi vinculada ao Estádio das Castanheiras, de Farroupilha. 

A secretária de Turismo de Bento Gonçalves, Ivane Fávero, destacou que serão necessárias obras de adequação no estádio do Esportivo, como pavimentação externa, drenagem do gramado e cabines de imprensa. O investimento previsto é de R$ 3 milhões. 

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Farroupilha, Silvio Chies, a inclusão da cidade na lista oficial já era aguardada em razão do contrato enviado pela Fifa no mês de junho. Conforme o secretário, duas delegações, da Alemanha e do Japão, já estiveram na cidade e manifestaram interesse pelo local. 

Caxias do Sul

Caxias do Sul foi a única cidade do Estado que teve a aprovação, na lista da Fifa, de dois “pareamentos” – vinculações de hotéis e praças esportivas. O Estádio Alfredo Jaconi, do Juventude, ficou vinculado ao Samuara Hotel, enquanto a candidatura do Estádio Centenário, da SER Caxias, foi integrada ao InterCity Premium Caxias do Sul. 

Segundo o secretário municipal do Esporte e Lazer, José Luiz Plein Filho, tanto os estádios quanto os hotéis escolhidos apresentam estruturas aptas para receber as seleções. Outro fator que, para Plein Filho, contou a favor de Caxias foi a presença de um aeroporto capaz de receber voos nacionais. No entanto, o secretário alerta que serão necessários investimentos no local para melhorar sua infraestrutura. “Já existe um projeto para modificar os acessos, bem como alterações e ampliação na pista.” 

Canoas e Porto Alegre

Canoas está confiante que, após ter seu Centro de Treinamento de Seleções (CTS) previamente aprovado pela Fifa, será escolhida como local de treinamento para alguma importante seleção. A seleção que treinar na cidade ficará hospedada no Plaza São Rafael, em Porto Alegre. 

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, afirma estar “convicto” nas condições da cidade em receber uma delegação durante a competição. O líder do executivo canoense afirma que foram três anos de preparo, desde a criação de uma secretaria extraordinária para tratar da Copa até os investimentos alocados em segurança, infraestrutura e qualificação.

Jorge acredita que a única obra que resta para que Canoas tenha o sinal verde aceso para a vinda de uma equipe é a BR-448, que deve desafogar o movimento da BR-116. “A previsão é de que já na Copa das Confederações, em 2013, a obra esteja concluída e, para nós, é essencial que esteja, pois reduz o trânsito e facilita a acesso à Ulbra (local onde o treinamento dos jogadores pode acontecer)”, diz o prefeito. Ele acrescenta que o munícipio deve começar a se articular em breve para apresentar a cidade às seleções. 

Lajeado

Lajeado foi a única cidade gaúcha escolhida cujo hotel que deverá receber as seleções ainda não foi construído. O Inn Italy Hotel teve seu projeto aprovado pela Fifa, mas as obras ainda precisam ser iniciadas. “Agora que fomos incluídos na lista de CTs o empreendimento deve ser agilizado, para estar pronto até o final de 2013”, informa o secretário de Governo de Lajeado, Isidoro Fornari. O novo hotel, que deverá ser construído por um grupo de empresários locais, deverá ter cerca de 150 leitos. Sua localização ficará a menos de um quilômetro do estádio Alviazul, do Clube Esportivo Lajeadense, que também foi escolhido como CT.

 

Jornal do Comércio