Territórios de Paz: três experiências bem sucedidas mostradas em seminário

Territórios de Paz: três experiências bem sucedidas mostradas em seminário

Os casos de redução de violência em Bogotá e Medelín na Colômbia, a instalação das Unidades de Policia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro e as ações implementadas no bairro Guajuviras, em Canoas, foram relatados e discutidos no Seminário Construindo Territórios de Paz, promovido pelo Consórcio Metropolitano da GRANPAL em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realizado nesta quinta-feira, 29, no Plaza São Rafael em Porto Alegre o evento reuniu mais de 500 pessoas, entre gestores públicos, policiais e sociedade civil.  

O governador Tarso Genro fez a abertura do evento ressaltando a importância do programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), classificando-o como um divisor de águas na política de segurança. “Uma quebra de paradigma, onde há protagonismo dos entes federativos” disse. Tarso enfatizou que os Territórios de Paz são módulos onde as políticas são aplicadas conforme as características de cada região. “Por isso são selecionados”, explica.

Papel das cidades

Pela manhã, o prefeito Jairo Jorge participou da mesa “O papel das cidades na construção de um novo modelo de segurança pública”. Jairo relatou as tecnologias, os projetos sociais e ações de melhorias no Guajuviras, que contribuíram para autoestima e redução da violência que resultou na redução de 46% dos homicídios no bairro. Ainda participou da mesa o ex-secretário de segurança de Bogotá na Colômbia, Hugo Acero, e o especialista no tema e professor da Ufrgs José Vicente Tavares.
À tarde, o painel foi sobre as principais desafios para construção de Territórios de Paz teve a presença da primeira comandante mulher de uma UPP, major Pricilla Azevedo, o secretário de Segurança de Canoas, Eduardo Pazinato, entre outros especialistas.
De acordo com o organizador do evento e ex-secretário de Segurança de Canoas Alberto Kopittke, o seminário teve como objetivo discutir os principais conceitos e experiências de políticas de segurança com cidadania em territórios altamente conflagrados no Brasil e no exterior, buscando contribuir para a implantação dos Territórios de Paz do Rio Grande do Sul.   

 

Crédito da notícia: Taís Dal Ri