Municípios do Consórcio Metropolitano farão Compra Compartilhada de Medicamentos

Municípios do Consórcio Metropolitano farão Compra Compartilhada de Medicamentos

 

As 11 cidades que integram o Consórcio Metropolitano comprarão em conjunto os medicamentos que abastecem as farmácias básicas. O presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal) e prefeito de Canoas, Jairo Jorge, anunciou hoje a abertura do edital para registro de preços.

Na primeira etapa será feito um pregão através do Banrisul, no dia 28 de fevereiro. Após o registro, os municípios passarão a utilizar o Sistema de Gestão do Consórcio, pelo qual encaminharão seus pedidos aos fornecedores. A expectativa, a exemplo de outras experiências, é de que ocorra uma economia em torno de 20% para todos os consorciados. Além disso, a falta de medicamentos hoje atribuída, em grande parte, aos problemas de atraso dos fornecedores serão amenizadas. Os fornecedores que tiverem penalidade junto aos municípios consorciados não poderão participar do processo licitatório.

O processo envolve a compra de 721 milhões de unidades de 200 tipos de medicamentos da Atenção Básica, no valor estimado de R$ 53 milhões. Será a maior compra de medicamentos já feita por municípios no Rio Grande do Sul. Integram o Consórcio Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Nova Santa Rita, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Viamão.

O sistema

A Compra Compartilhada de Medicamentos funcionará pela internet. Cada município terá uma senha, fará os seus pedidos, acompanhará o andamento e fará os pagamentos por esse canal. O Consórcio repassará essas demandas diretamente para cada um dos fornecedores pelo mesmo sistema.

Crédito da notícia: Taís Dal Ri