GRANPAL aprova estatuto do Consórcio Metropolitano

GRANPAL aprova estatuto do Consórcio Metropolitano

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, em hotel da Capital, presidida pelo prefeito de Canoas Jairo Jorge, os integrantes da Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (granpal) aprovaram o estatuto do Consórcio Metropolitano. A criação do Consórcio será formalizada na próxima reunião da entidade, marcada para 20 de janeiro. Todos os dez municípios que assinaram protocolo de adesão já tiveram leis aprovadas. Falta apenas Viamão, que já confirmou a decisão de participar.
Foi decidido, ainda, que no final de janeiro a proposta de governança metropolitana será apresentada a todos os prefeitos dos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. Antes, a proposta entregue a três futuros secretários do governo Tarso Genro, no dia 10 passado, será analisada por um grupo de trabalho do Estado.

Os prefeitos da granpal também realizaram balanço da reunião almoço do Tarso, quando foi apresentada a ideia da governança. Na avaliação de Jairo, o governador eleito demonstrou entusiasmo com a mobilização da entidade nesse sentido. A mesma opinião foi manifestada pelo prefeito de Porto alegre, José Fortunati, para quem Tarso deu uma sinalização concreta e positiva sobre a aceiutação da iniciativa da granpal. Essas manifestações foram ratificadas pelos demais prefeitos presentes.

Eloá da Rosa