Granpal instala fórum para projetar avanços na educação de 300 mil alunos da rede pública

Granpal instala fórum para projetar avanços na educação de 300 mil alunos da rede pública

Os desafios impostos pela pandemia nas escolas públicas foram abordados nesta quinta-feira (17), durante o encontro do Fórum de Educação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). A atividade reuniu secretários da área e representantes de 15, dos 19 municípios associados.

O Fórum é permanente e será coordenado pela secretária de Educação de Canoas, Sônia Rosa. 

“Este espaço é uma referência de reflexões, discussões e tomada de decisões coletivas em prol da educação de qualidade para os nossos alunos, que é a razão primeira do nosso fazer. É uma honra muito grande conduzir este fórum com gestores capazes e comprometidos com a educação do seu município e do Rio Grande do Sul”, avaliou a coordenadora. 

De imediato, os participantes compartilharam os resultados e defenderam o retorno às aulas, que se dá de diferentes maneiras: presencial, híbrida ou alternada. 

Também foram discutidas questões tecnológicas, como internet patrocinada e compras coletivas — essa última é um dos focos de atuação da Granpal para otimizar processos e diminuir custos para os municípios. 

O diretor executivo da Granpal, Marcello Beltrand, destaca que outros fóruns irão discutir temas prioritários para os municípios, como a mobilidade, segurança, cultura e saúde. 

Juntos, os 19 municípios associados da Granpal possuem cerca de 300 mil alunos matriculados em suas redes públicas municipais de educação. Os encontros do fórum serão mensais. 

Foto: Jesiel Saldanha, Granpal.