Sebastião Melo é eleito presidente da Granpal

Sebastião Melo é eleito presidente da Granpal

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, foi eleito nesta quinta-feira (25) presidente do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). A assembleia de prefeitos também chancelou o ingresso de outros dois municípios ao consórcio: Arroio dos Ratos e Novo Hamburgo.

A escolha de Melo foi um consenso e a posse deve ocorrer na primeira semana de abril. Após a confirmação, o prefeito da Capital disse que o papel da entidade é fazer com que as decisões metropolitanas sejam compartilhadas.

“Se não agirmos dessa forma, nossas cidades não vão evoluir. Como discutir, por exemplo, mobilidade urbana de modo separado? Ou os protocolos de abertura do comércio? Se as realidades são as mesmas, as regras precisam ser simétricas”, avalia Melo, que também terá como tarefa a continuidade do processo de compra própria da vacina, que vem sendo articulada pela Granpal.

Outras deliberações

Durante a reunião, os prefeitos também discutiram outros temas, como o envio de um ofício ao Ministério da Saúde solicitando a priorização da vacinação aos agentes da segurança pública, profissionais que atuam na coleta de resíduos domiciliares e hospitalares, recicladores, trabalhadores do sistema funerário, agentes de assistência social e funcionários do transporte público coletivo.

Os prefeitos também pedirão ao Governo do Estado que possibilite a abertura do chamado comércio não essencial aos finais de semana e que estenda os horários de funcionamento, como forma de coibir o movimento excessivo em horários de pico.

A nova diretoria da Granpal

Presidente – Sebastião Melo (Porto Alegre)

1° vice-presidente – Fátima Daudt (Novo Hamburgo)

2° vice-presidente – Volmir Rodrigues (Sapucaia do Sul)

Secretário-Geral – Rodrigo Battistella (Nova Santa Rita)

Tesoureiro – Miki Breier (Cachoeirinha)

Conselho Fiscal:

Leonardo Pascoal (Esteio)

Paulo Corrêa (Glorinha)

Murilo Machado (Triunfo)

Luiz Zaffalon (Gravataí)

Marcelo Maranata (Guaíba)

Foto: Jesiel Saldanha, Granpal, divulgação.