Eldorado, Santo Antônio da Patrulha e Viamão aderem ao processo de compra da vacina para a Covid

Eldorado, Santo Antônio da Patrulha e Viamão aderem ao processo de compra da vacina para a Covid

Eldorado do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Viamão oficializaram nesta quinta-feira (18) o interesse na aquisição própria da vacina contra a Covid-19. Por meio do consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), as prefeituras planejam comprar 270 mil doses do imunizante russo Sputnik V.

Após receber a documentação, a Granpal irá encaminhar as propostas aos representantes da farmacêutica TMT Globalpharm Ltda, empresa que distribui a Sputnik V no Brasil. O maior pedido foi feito por Viamão, que pretende comprar 200 mil doses.

Na quarta-feira (17), nove municípios da região haviam oficializado o interesse na compra de outras 1,5 milhão de doses da vacina russa.

Segundo o prefeito de Nova Santa Rita e presidente da Granpal, Rodrigo Battistella, outros municípios deverão aderir à iniciativa nos próximos dias — caso de Sapucaia do Sul. “À medida que as propostas chegam, estamos enviando à TMT. Esperamos, nos próximos dias, receber a confirmação sobre o valor e o prazo de entrega, para que os municípios prossigam com o processo de compra. Lembrando que o pagamento ocorre apenas quando as vacinas chegarem ao Brasil”, explica Battistella.

Mobilização

As tratativas para a aquisição própria de imunizantes vêm sendo lideradas pela Granpal, Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Agconp), com o apoio da Assembleia Legislativa.

Além da Sputnik V, o grupo também esteve recentemente no Instituto Butantã, onde sinalizou a compra de 3 milhões de doses da CoronaVac, cuja entrega está prevista para o mês de setembro.