Granpal, Famurs e Ageconp se unem para comprar vacinas contra a Covid

Granpal, Famurs e Ageconp se unem para comprar vacinas contra a Covid

A aquisição de vacinas pelos municípios gaúchos foi tratada nesta segunda-feira (08), durante  reunião entre o Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Ageconp). Para isso, será firmado um termo de colaboração entre as entidades, possibilitando unidade na negociação e na modelagem jurídica para aquisição dos imunizantes contra a Covid. A estimativa é que mais de 300 municípios se somem à iniciativa.

De acordo com o presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Batistella, o documento está em elaboração e deve ser assinado nos próximos dias.

“A vacinação em massa é o único caminho para salvar a vida das pessoas e proporcionar a retomada da economia”, afirma.

Na semana passada, a entidade manteve reuniões com o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), com o objetivo de garantir mais segurança jurídica às negociações.

Ainda nesta semana, os dirigentes das entidades deverão se reunir com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergman, para tratar da iniciativa. Eles também deverão visitar o Instituto Butantã, na busca da aquisição de doses da Coronavac.

A Granpal já conversou com representantes do laboratório União Química, que vai produzir a vacina Sputnik V no Brasil. Para a próxima semana, será organizada videoconferência com representantes da Pfizer para estabelecer negociação com este grupo.