Granpal e Governo do Estado avaliam criação de sistema unificado de transporte coletivo

Granpal e Governo do Estado avaliam criação de sistema unificado de transporte coletivo

Prefeitos que integram o Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal) e representantes do Governo do Estado discutiram, nesta quarta-feira (03), a unificação do sistema de transporte coletivo intermunicipal. O objetivo dos gestores é acabar com a sobreposição de linhas, reduzir os custos e ampliar a oferta em locais onde hoje ela é insuficiente.

Diagnóstico do Governo do Estado aponta que o sistema de transporte intermunicipal registra queda constante no número de passageiros desde 2012. Isso se deve a inúmeros fatores, como o surgimento e a consolidação do transporte por aplicativos, a diminuição da receita, em razão do elevado número de gratuidades, e a falta de investimentos que qualifiquem a prestação de serviços.

Durante a reunião, o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios do Estado, Agostinho Meirelles, apresentou uma proposta para solucionar o problema do transporte intermunicipal, que será analisada pelos prefeitos. O objetivo central é unificar os sistemas, para diminuir a sobreposição de linhas.

Problema imediato

Outro problema relatado pelos prefeitos é a dificuldade que os municípios enfrentam com o transporte coletivo urbano. Em razão da queda abrupta no volume de passageiros por causa da pandemia, parte das prefeituras precisou subsidiar uma parcela dos custos com recursos próprios, para evitar o colapso nos serviços.

“Aqui em Nova Santa Rita, estamos à beira de um colapso. O transporte público municipal necessita de subsídios que estão sendo bancados pelo Executivo. Precisamos agir rápido. O cobertor é curto e as prefeituras não possuem condições de continuar bancando essa despesa. Além disso, é nosso dever qualificar os serviços oferecidos à população”, enfatizou Battistella.

No ano passado, a Câmara dos Deputados aprovou projeto que previa um socorro financeiro de R$ 4 bilhões para sistemas de transportes em cidades com mais de 200 mil habitantes. O presidente Bolsonaro, no entanto, vetou o projeto.

Por sugestão do prefeito Ary Vanazzi, de São Leopoldo, o secretário Agostinho confirmou, durante a reunião, que acionará a Bancada Gaúcha. “A ideia é reunir os deputados federais para apresentar as dificuldades que os municípios enfrentam, na tentativa de mobilizar a Câmara para acharmos uma solução o mais rápido possível”, conclui o presidente da Granpal.