Prefeitos metropolitanos reafirmam necessidade de calendário de vacinação

Prefeitos metropolitanos reafirmam necessidade de calendário de vacinação

Prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (06), com o governador Eduardo Leite. Os novos gestores reforçaram a necessidade de o Governo do Estado estabelecer um calendário gaúcho de vacinação contra a Covid-19, caso o Ministério da Saúde não anuncie um plano nacional de imunização.

O governador tranquilizou os prefeitos ao afirmar que recebeu do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a informação de que uma Medida Provisória estabelecendo um Calendário Nacional de Vacinação deve ser publicada nos próximos dias. Também destacou que o RS possui 4 milhões de seringas a serem utilizadas.

“Em relação aos insumos, isso seria suficiente para começar o processo de imunização no Estado. Vamos aguardar a confirmação do anúncio por parte do Ministério da Saúde. E, até lá, permaneceremos mobilizados”, afirmou o prefeito de Nova Santa Rita e presidente da Granpal, Rodrigo Battistella.

Protocolo de intenções

Há quase um mês, a Granpal e a Federação das Associações de Municípios do Estado (Famurs) firmaram protocolo de intenções com o Instituto Butantan para a aquisição de doses da CoronaVac, imunizante produzido pelo instituto paulista em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Porém, a aquisição por conta própria sempre foi vista como uma alternativa.

“Esse sempre foi um Plano B ou C. Desde o início dissemos que o ideal era que o Ministério da Saúde disponibilizasse a vacina ou, na pior das hipóteses, que o Estado o fizesse. A maior parte dos municípios passa por apertos nas finanças. O dinheiro que usaríamos para comprar a vacina certamente faltará em outra ponta”, explica Battistella, que assumiu a prefeitura de Nova Santa Rita e a presidência da Granpal em 1º de janeiro.

Distanciamento Controlado

Durante a reunião, o governador também explicou brevemente aos novos prefeitos como funciona o cálculo dos indicadores que definem as bandeiras impostas pelo modelo de Distanciamento Controlado. Leite apresentou, ainda, um panorama da situação da doença no Estado, com detalhamento especial da evolução do coronavírus na região Metropolitana.