Prefeitos gaúchos assinam protocolo de intenções para compra da vacina para a COVID-19

Prefeitos gaúchos assinam protocolo de intenções para compra da vacina para a COVID-19

Prefeitos gaúchos estiveram em São Paulo, nesta quinta-feira (10), e assinaram um Protocolo de Intenções para a aquisição da vacina CoronaVac. O imunizante está sendo produzido pela instituição paulista em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. As tratativas iniciaram pelo Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal).

O ato de assinatura do protocolo de intenções ocorreu no fim da tarde, pelos prefeitos Leonardo Pascoal, de Esteio, e Maneco Hassen, de Taquari. O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, acompanhou o ato. Antes, os três haviam conhecido a sede do instituto.

“Temos a expectativa de que uma campanha nacional de vacinação seja efetivada pelo Ministério da Saúde. Porém, até que isso ocorra, vamos alinhavando esse Plano B”, explica a prefeita de Nova Santa Rita e presidente da Granpal, Margarete Ferretti, que começou a aproximação com o Butantan na semana passada.

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirma que a instituição tem capacidade de produzir, a partir de agora, até 1 milhão de doses da vacina por dia. Cada frasco custará cerca de R$ 55. A imunização será feita em duas etapas.

“Quem vê de perto os laboratórios não tem como duvidar da eficácia da vacina. É emocionante tocar naquele frasco, que representa a esperança de milhões de pessoas. Hoje saímos convictos de que estamos mais próximos do fim disso tudo”, testemunhou o prefeito Leonardo Pascoal, que viajou representando a Granpal.

Quinta-feira foi de anúncios

Também nesta quinta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou regras para a solicitação de autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra a covid-19. Além da CoronaVac, outros três imunizantes estão no mesmo estágio de testes no Brasil.

A expectativa é de que o Butantan encaminhe na próxima semana todos os documentos, solicitando à Anvisa a autorização para aplicação da CoronaVac.

Prefeitos irão avaliar próximos passos em reunião nesta sexta

A presidente da Granpal, Margarete Ferreti, convidou os três prefeitos que estiveram em São Paulo para uma reunião nesta sexta-feira (11). A ideia é avaliar os próximos passos.

“Queremos abrir a oportunidade de viabilizarmos, também no Rio Grande do Sul, uma alternativa rápida e eficiente de imunização do povo gaúcho”, explica o prefeito de Taquari e presidente da Federação das Associações de Municípios do RS, Maneco Hassen.

Para o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, a mobilização política dos prefeitos nos últimos dias surtiu efeito.

“Os movimentos do governador e do próprio Ministério da Saúde foram impulsionados a partir do momento em que os municípios começaram a fazer a gestão do tema da Covid, preocupados com a economia e com o bem-estar da população”, avalia Vanazzi, que viajou a São Paulo representando os municípios que integram o Consórcio Pró-Sinos.