Granpal apoia programa de monitoramento das águas do Rio dos Sinos

Granpal apoia programa de monitoramento das águas do Rio dos Sinos

Nesta quinta-feira (3), foi lançado em Nova Santa Rita um programa inédito de monitoramento espacial das águas do Rio dos Sinos. A iniciativa do Consórcio Pró-Sinos é apoiada pela Granpal — Consórcio de Municípios da Região Metropolitana. O objetivo é reunir em uma plataforma digital dados sobre as condições ambientais da bacia hidrográfica da região a partir de parâmetros qualitativos e quantitativos.

Para a presidente da Granpal e prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Ferreti, o engajamento dos municípios da região metropolitana será fundamental. “Vamos ter condições de identificar os riscos ao ecossistema e estabelecer ações de forma preventiva no caso de controle das cheias e das estiagens”, destacou. “Será uma importante fonte de consulta para embasar as tomadas de decisão nos municípios que integram a bacia do Rio do Sinos”, completou.

O programa permitirá ainda criar uma série histórica sobre o comportamento das águas coletadas na bacia e que chegam ao Rio dos Sinos. As informações poderão auxiliar os gestores no planejamento, na fiscalização e em ações que envolvam o meio ambiente na região.

A entidade faz a coleta de amostras e mede parâmetros de qualidade em 24 pontos de monitoramento distribuídos em 16 municípios do Vale dos Sinos. Ao mesmo tempo, recebe dados quantitativos (nível, vazão e pluviosidade) de estações de medição da Agência Nacional de Águas (ANA), e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Todos esses dados são lançados na plataforma digital, que permite uma consulta rápida e clara das condições de cada ponto monitorado.