Granpal discute projetos sobre resíduos sólidos urbanos com a Caixa

Granpal discute projetos sobre resíduos sólidos urbanos com a Caixa

A Caixa Econômica Federal apresentou aos municípios da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) o edital para estruturação de projetos para concessão e parcerias público-privadas em resíduos sólidos urbanos.

Voltado aos consórcios públicos intermunicipais, a proposta lançada em abril seleciona projetos para gestão sustentável do lixo urbano, por meio do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP CAIXA). Nesta semana, a Granpal está discutindo o tema com as cidades, para avaliar o desdobramento da proposta e a adesão das cidades associadas.

“Foi um encontro bastante positivo. É uma oportunidade interessante, uma vez que a gestão dos resíduos sólidos é uma preocupação permanente dos municípios da Região Metropolitana”, comenta o diretor executivo da Associação, Eduardo Fagundes, acrescentando que algumas cidades já se mostraram favoráveis à iniciativa. Na mesma linha, apoia a presidente da entidade, Margarete Ferreti (PT): “com a iniciativa, mantemos o propósito de desburocratizar processos e potencializar resultados, sempre com unidade e transparência”, afirma. O prazo para entrega da proposta vai até 15 de julho.