Presidente da Granpal apresenta demandas dos municípios à secretária de Saúde do Estado

Presidente da Granpal apresenta demandas dos municípios à secretária de Saúde do Estado

O presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), Miki Breier (PSB), reuniu-se nesta quinta-feira (22) com a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann. O prefeito de Cachoeirinha expôs a dificuldade que os municípios têm enfrentado no repasse de medicamentos e na disponibilidade de consultas e exames para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Quando o Estado não cumpre o seu papel, o município precisar socorrer. As pessoas não podem esperar e com saúde não se brinca”, enfatizou Breier. A frustração da receita tem feito a maioria das prefeituras desembolsar recursos não projetados, elevando o percentual de gastos do orçamento municipal. O presidente da entidade também pautou a dificuldade de acesso a dietas enterais e suplementos nutricionais fornecidos pelo Estado.

Entre as ações da instituição está a realização de um processo licitatório para contratar mais leitos de alta complexidade e de UTIs. A alternativa servirá para atendimento das demandas que são apresentadas aos gestores em situações de emergência ou via decisões judiciais.

Arita relatou a dificuldade financeira do governo, mas acenou que até o próximo mês devem estar normalizadas as entregas dos remédios faltantes nas farmácias do Estado. O governo também espera normalizar as filas de espera por exames e consultas com especialistas até 2020. Para tratar desse assunto, a secretária deve participar da próxima assembleia da Granpal, em setembro. A entidade vai formular uma lista com as principais demandas das cidades para entregar à gestora.

O diretor-executivo da Granpal, José Luís Barbosa, também acompanhou a pauta e falou da necessidade de aproximação da entidade com a Secretaria de Estado. “Foi um encontro importante para alinhar as demandas prioritárias e melhorar o diálogo”, destacou. O coordenador financeiro e administrativo, Pedro Francisco da Silva, também esteve no encontro.