Granpal e CGU promovem capacitação sobre ouvidorias municipais

Granpal e CGU promovem capacitação sobre ouvidorias municipais

Gestores das cidades metropolitanas estiveram reunidos esta terça-feira (9), na sede da Granpal, para conhecer mais sobre as ouvidoras públicas municipais e suas contribuições para a cidadania. A atividade foi promovida em uma parceria da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre e a Controladoria-Geral da União (CGU).

Dávison Wisniewski de Souza, auditor federal de Finanças e Controle e coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da CGU, palestrou sobre diversos aspectos relacionados às ouvidorias públicas. A defesa dos direitos dos usuários, atuação desses serviços nos municípios, a Rede Nacional de Ouvidorias e o sistema e-OUV estiveram na programação do seminário.

“A qualificação dos espaços de ouvidoria nos municípios é de grande importância para a melhoria constante dos serviços prestados à população. Além disso, reforça a participação da população, que exerce de forma plena sua cidadania”, afirma Dávison.

Para o diretor-executivo da entidade, José Luis Barbosa, foi uma atividade produtiva para que os gestores conheçam o tema em profundidade. Ele reforça que, ao lado da CGU, serão realizadas mais qualificações para os municípios. “Teremos ainda um treinamento para fiscal de contratos, agente de controle interno e, também, formação e qualificação para as Corregedorias Municipais”, adianta.

O seminário é fruto da iniciativa da Granpal na construção de parcerias pela Região Metropolitana. “Com essas ações, reforçamos o papel ativo da Associação em benefício de nossas cidades, com melhores serviços para toda a população”, avalia o presidente Miki Breier.