Ações de municípios da Granpal são reconhecidas pelo Prêmio Boas Práticas da Famurs

Iniciativas inovadoras de municípios integrantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) foram reconhecidas na terceira edição do Prêmio Boas Práticas, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Os vencedores foram anunciados nesta sexta-feira (5), durante o 39º Congresso de Municípios, e incluem seis projetos de cidades associadas. Para o presidente da Granpal, Miki Breier, o reconhecimento reflete o trabalho. “Essa vitória é coletiva, pois a Região Metropolitana é uma megacidade sem fronteiras”, disse.

Na categoria Segurança Pública, os três projetos vencedores são de integrantes da Granpal. O primeiro lugar ficou com a ação “Operações integradas”, de Canoas. Logo depois, o “Guarda Mirim – Programa Crescendo com Segurança”, de Cachoeira e, em terceiro, a iniciativa “De mãos dadas pela segurança pública”, realizada em Sapucaia do Sul.

Mais uma primeira colocação foi registrada por Esteio, na categoria Comunicação Social. O município foi premiado pelo projeto “Fiscale – Um facilitador na gestão municipal”. Além disso, também conquistou o segundo lugar na área da Saúde, com o programa “Eficiência na saúde”. Cachoeirinha também obteve mais um reconhecimento, com a ação “Semear”, em Agricultura.

Miki Breier, prefeito de Cachoeirinha e presidente da Granpal, ressaltou que as conquistas são de toda a cidade. “O Semear faz com que muitas famílias produzam seu próprio alimento. E a Guarda Mirim envolve muitas crianças e adolescentes no turno inverso. Parabéns a todos que têm se envolvido nessas ações, que mostram que nosso município está cuidando das pessoas”, disse.

Para o prefeito de Canoas e ex-presidente da Granpal, Luiz Carlos Busato, a premiação é o reconhecimento da contribuição que o município tem feito para a segurança da população. “Embora a segurança seja uma obrigação constitucional do Estado, nós sempre apoiamos e investimos nessa área, por entender que é uma das principais demandas da comunidade. Em breve, anunciaremos mais investimentos na segurança, que prometem resultados ainda mais significativos”.

Leonardo Paschoal, prefeito de Esteio, afirma que todos os esforços da Prefeitura são para uma gestão eficiente e que garanta maior qualidade de vida aos munícipes. “Receber esse reconhecimento em áreas importantes como a saúde, que cada vez qualifica mais os seus serviços, e a comunicação, que promove maior transparência, é motivo de alegria e satisfação, pois trabalhamos pelas pessoas”.

De acordo com Dr. Link, prefeito de Sapucaia do Sul, o projeto da cidade já rendeu frutos na luta contra a criminalidade. “Através deste contato direto com os moradores de diferentes bairros da cidade e a integração da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e demais órgãos de segurança, estamos atuando com mais agilidade nas ocorrências e dando esta resposta para a população. Estamos felizes com este reconhecimento e queremos que este projeto tenha vida longa”, disse.

Ao todo, 374 projetos, de 178 prefeituras, concorreram ao prêmio em dez categorias, que incluíram ainda Assistência Social, Cultural, Turismo e Lazer, Educação, Fazenda, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana e Trânsito. A solenidade ocorreu no Grande Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves (RS). Foram considerados na avaliação critérios como inovação, criatividade, replicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social.

Representação

A diretoria-executiva da Granpal esteve presente durante os três dias de Congresso. A representação, liderada pelo diretor-executivo José Luis Barbosa, participou dos eventos de formação, debates sobre políticas públicas e atualizações dos programas oferecidos pelo Estado. “Nem todas as prefeituras puderam participar do evento. Portanto, cabe à entidade encaminhar todo o conhecimento adquirido para que inovações sejam implementadas nas nossas cidades”, destacou. Na próxima semana, os associados receberão um relatório dos principais pontos elencados nas atividades.

Com informações das assessorias da Famurs e das prefeituras municipais




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Clique e saiba mais.