GRANPAL busca parcerias na área do meio ambiente

Questões como licenciamento ambiental e educação para a sustentabilidade estiveram na pauta de reunião entre a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Lemos Júnior, nesta terça-feira (25).

Representada pelo presidente Miki Breier e o diretor-executivo José Luis Barbosa, a entidade abordou mudanças no sistema de Licenciamento Ambiental no Estado, a formação e treinamento para secretarias municipais e a orientação de procedimentos para áreas de conservação permanente. Também foram discutidos o estreitamento de relações com o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e ações específicas conjuntas para as cidades associadas.

Ficou definido que, nos próximos dias, a Secretaria encaminhará a relação de políticas públicas e ferramentas de gestão voltadas ao meio ambiente, bem como programas e ações que os associados e consorciados possam acessar e usufruir. Uma das primeiras iniciativas que devem ser implementadas é a abordagem da educação ambiental nas escolas municipais.

No encontro, que fez parte da série de visitas e contatos da Granpal para formação de parcerias, o presidente Miki Breier e o secretário Lemos salientaram a importância da associação e do consórcio para as cidades. “Somos mais de 30 municípios, com mais de 3,9 milhões de pessoas, 20% do território do Estado e 25% do PIB gaúcho. Por tudo isso, enquanto gestores, não podemos e não vamos descuidar da atenção e proteção ao meio ambiente”, ressaltou Breier.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Clique e saiba mais.