Granpal apresentará demandas da Região Metropolitana ao governo do Estado

Granpal apresentará demandas da Região Metropolitana ao governo do Estado

Prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) estiveram reunidos, nesta quinta-feira (25), em Assembleia Geral. Durante o encontro, foi debatida a pauta que será apresentada ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Na audiência, que está sendo viabilizada pelo presidente Miki Breier para o mês de maio, serão apresentadas demandas coletivas e semelhantes das cidades que compõem a associação.

Na pauta, estará a atuação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, além de pedido de esclarecimentos sobre o órgão público que cuidará da mobilidade na Região Metropolitana, pauta que dialoga com o sistema viário, com a circulação de pessoas e mercadorias e com o desenvolvimento dos municípios. “Nosso objetivo é resolver problemas que dependem do Estado e que afetam o dia a dia da população de todos os municípios. Somos mais de 3 milhões de pessoas vivendo na nossa região”, destacou Miki Breier, que é prefeito de Cachoeirinha.

Para o líder do Executivo de Esteio, Leonardo Pascoal, o papel da Granpal é preponderante nesse processo de construção e amadurecimento estratégico. “Aqui estão as cidades da Região Metropolitana representadas. Nós é que vivemos e conhecemos as realidades dos nossos municípios”, defendeu.

Daiçon Maciel da Silva, prefeito de Santo Antônio da Patrulha, pediu o apoio da Granpal para que o município seja aceito pelo Estado como integrante da Região Metropolitana. “Com o apoio de todos, teremos mais investimento e atenção dos poderes, sobretudo na área da segurança e na relação com os órgãos regionais de governo”, afirmou.

 

 

Economicidade e gestão

O presidente Miki Breier apresentou aos demais gestores municipais o novo diretor-executivo da Granpal, José Luís Barbosa. Especialista em Gestão Pública e Direito Administrativo, recentemente presidia a Fundação de Proteção Especial do Estado. “Com ampla experiência na dinâmica e no processo administrativo, o novo diretor terá a responsabilidade de ampliar as entregas numa lógica de transparência e economicidade com a verba pública”, disse Breier.

Barbosa buscará reduzir o déficit da instituição e visitar demais associações municipais e entidades representativas para ampliar o leque de ofertas do colegiado de gestores que representa 25% do PIB gaúcho. “Esta associação tem uma voz forte, ela instrumentaliza e capacita os prefeitos e seus servidores. Aqui, também nos cabe criar soluções novas para problemas idênticos e de décadas. Mas esse exercício precisa ser feito com responsabilidade e zelo pelo dinheiro público. Iremos buscar novos parceiros, ampliar a relação com entidades privadas e governamentais, e também estreitar laços com aqueles que puderem nos auxiliar na missão de promover os serviços, o crescimento e o protagonismo da Granpal”, salienta.