Miki Breier será o novo presidente da Granpal

Miki Breier será o novo presidente da Granpal

O prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier (PSB), assumirá nesta sexta-feira (12) a presidência da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). Ele sucederá André Pacheco, atual gestor municipal de Viamão, que liderou a entidade entre 2018 e 2019. A cerimônia ocorrerá às 11h, na sede da instituição, com a presença de líderes políticos.

O futuro presidente tem ampla trajetória pública: já foi vice-prefeito de Gravataí, deputado estadual e secretário de Estado. Desde 2017, Miki Breier é prefeito de Cachoeirinha. Ele enxerga na oportunidade um espaço para debates e decisões políticas capazes de representar os interesses da região, promover a cooperação e buscar soluções para problemas comuns. “O compartilhamento das experiências e a busca coletiva por alternativas aos desafios que se colocam para que nossas cidades consigam entregar mais para as pessoas é a missão da Granpal e o nosso compromisso à frente da Associação”, aponta.

 

Economia e eficiência

A Granpal congrega 14 municípios que respondem por 25% da população do Rio Grande do Sul e 1/3 do PIB gaúcho. Além da discussão de causas municipalistas, a organização auxilia na elaboração de editais de licitações coletivas, que reduzem o custo das compras públicas.

Na atual gestão, o presidente André Pacheco descentralizou ações e compartilhou experiências exitosas com diversas regiões do Estado. Com a expertise técnica da Granpal, outras associações do Estado passaram a utilizar editais coletivos de compra e parcerias. “Esse período foi especialmente produtivo. Avançaram todas as cidades engajadas. Os prefeitos possuem desafios muito parecidos e criar soluções novas diante de orçamentos tão enxutos nos faz crer que a união é o caminho”, aponta o prefeito de Viamão.

Integram a Granpal os municípios de Alvorada, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Viamão.