Esposas de produtores de arroz lançam livro para estimular o consumo do produto

Esposas de produtores de arroz lançam livro para estimular o consumo do produto

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha recebeu nesta quinta-feira (04/04) em seu gabinete a representante da Confraria do Arroz, Ana Susete Cadorim e demais representantes do setor arrozeiro para a entrega de 50 exemplares do livro “Arroz e Farinha de Arroz – Receitas Típicas do Litoral Norte Gaúcho”.

Susete conta que em 2015, durante uma conversa entre amigas, surgiu a ideia de realizar um trabalho que buscasse a valorização do arroz, bem como, de quem o produz. Esposas de produtores então decidiram criar a Confraria do Arroz, que divulga através das redes sociais e agora, do livro, receitas à base de arroz e derivados. “Além de estimular o consumo, queremos incentivar uma alimentação mais saudável e livre de glúten”, explica.

O presidente da Associação dos Arrozeiros, José Aroldo Cadorim destacou a importância deste trabalho e o envolvimento de diversas entidades e de empresas.

O vice-presidente da Federarroz, Alexandre A. Velho parabenizou a iniciativa. ”Nós, da Federarroz estamos sempre buscando nas políticas públicas que envolvem o setor”.

O prefeito cumprimentou os organizadores pela iniciativa e disse que os municípios devem apoiar projetos como este, pois segundo ele, “a população ganha com isso. Trata-se de um produto mais saudável, que deve ser inserido na merenda escolar de nossas escolas. Vamos estudar e tornar isso uma realidade. Poderemos contar com a Emater e com o Senar, representado aqui pelo Jorge Dutra, do Sindicato Rural de Santo Antônio da Patrulha para oferecer cursos e, além disso, vamos trabalhar pata fomentar a produção de derivados do arroz no município e na região”.

Algumas receitas da Confraria do Arroz foram oferecidas para degustação aos presentes e a aprovação dos bolos e biscoitos foi uma unanimidade.

O encontro também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo e do vereador Manoel Adam e de representantes da Apassul, Emater, IRGA e da Secretaria Municipal da Educação.