Regiões Metropolitana e do Pampa se unem para reduzir custos

Regiões Metropolitana e do Pampa se unem para reduzir custos

Comissão técnica do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre esteve em Dom Pedrito, na região da Campanha, nesta quarta-feira (7), para compartilhar informações com as cidades associadas ao Conselho de Desenvolvimento do Pampa (Codepampa). Na pauta, estiveram medidas conjuntas para as prefeituras reduzirem custos e aumentarem a eficiência.

Durante o encontro, representantes do consórcio apresentaram possibilidades de contratações e compras compartilhadas. Detalharam as atas de registro de preços vigentes, ofereceram atividades de capacitação para utilização do sistema informatizado e disponibilizaram o atendimento da assessoria jurídica.

Com a integração, os municípios geram significativa economia aos cofres. Ao realizarem um grande pedido conjunto, diminuem os valores de uma ampla gama de produtos e serviços – desde materiais escolares, uniformes para guardas municipais, medicamentos e itens hospitalares até gestão de frotas, execução de açudes, serviços de hora-máquina e projetos de engenharia. Ao todo, reunindo as regiões Metropolitana e da Campanha, já são 30 cidades beneficiadas por essa solução.

Para o presidente da Associação de Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), André Pacheco, as compras compartilhadas representam economia e eficiência, gerando resultados diretos para a sociedade. “Quando as comunidades se unem, principalmente em momentos de crise financeira, a população é a grande beneficiada”, avalia.

Para o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto Freire, a necessidade de reduzir custos e melhorar a gestão faz com que os gestores adotem as compras via consórcio. “Precisamos desburocratizar e é possível fazer diferente. Nós, líderes do Executivo, temos que buscar uma gestão pública mais profissionalizada. Os consórcios trazem resultado e economia, a vinda dos técnicos da Granpal nos ajudou muito para elucidação de dúvidas junto à nossa equipe”, destacou.

Também participaram do encontro a assessora jurídica da Granpal, Carolina Fontana; o coordenador administrativo e financeiro José Calvi; e o pregoeiro Ricardo Schmidt.

 

CODEPAMPA

A entidade da região da Campanha possui 15 cidades associadas: Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Lavras do Sul, Manoel Viana, Quaraí, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana e Vila Nova do Sul. Consorciados com a Granpal têm a possibilidade de participar dos editais de compra coletiva.