Centro Integrado de Atenção em Saúde já está atendendo

Centro Integrado de Atenção em Saúde já está atendendo

A Prefeitura de Esteio inaugurou, na manhã desta segunda-feira (24), o Centro Integrado de Atenção em Saúde (Cias). O serviço já está funcionando na Travessa Mário Cutruneo, 48, Bairro Olímpica. “Hoje nós estamos aqui não para inaugurar um prédio. Nós estamos aqui para inaugurar um serviço. E isso faz toda a diferença. A gente não está entregando tijolo unido por cimento e revestido com tinta, mas um serviço na ponta para a população, que vai se materializar a partir de hoje, em coletas no laboratório, nos atendimentos em odontologia, clínica geral, pediatria, ginecologia, nos atendimentos nos serviços de Fonoaudiologia e Nutrição, enfim, em todos os serviços que serão aqui realizados”, afirmou o prefeito Leonardo Pascoal em seu discurso.

Pascoal fez um breve relato da história do local, que foi pensada como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na administração passada, mas precisou ter o projeto readequado para atender às necessidades e ao orçamento de Esteio. “Antes de abrirmos uma UPA ou qualquer outro equipamento, nós precisávamos qualificar nossa atenção básica, e tomamos essa decisão”, observou, elencando uma série de avanços na área, como ampliação do número de consultas nas unidades básicas de saúde e qualificação do atendimento na Saúde Bucal. “Nós avaliamos, pensamos de forma conjunta e decidimos um formato de atendimento que poderíamos colocar aqui e que representasse um grande avanço para a saúde e que fosse sustentável e responsável. É uma das premissas de nossa administração e está no mapa estratégico de nosso governo”, disse.

O prefeito destacou o trabalho da Secretaria Municipal da Saúde, com as reuniões com técnicos da pasta para tomar decisões, agradeceu o trabalho dos servidores da SMS e também de outras secretarias que atuaram no projeto de forma complementar. Lembrou ainda do papel do Conselho Municipal de Saúde (CMS), que aprovou o novo projeto para o local. “Hoje o CIAS é uma realidade, vai qualificar nossa rede municipal em saúde e, mais do que isso, vai entregar aquilo que está em nosso mapa estratégico: qualidade de vida, que é nosso grande objetivo. Um novo equipamento e novos serviços vão nessa direção inteiramente. E, assim, a caminhamos a passos largos em direção à visão de futuro qu temos para nossa cidade”, finalizou, pouco antes de descerrar a fita inaugural do espaço.

Em sua fala, a titular da SMS, Ana Boll, ressaltou que a CIAS faz parte da Rede Municipal de Saúde. “Faltava lincar todos os serviços que temos com um centro de especialidades com algumas referências a mais que a rede já tinha”, afirmou. “Esteio inova quando tem a compreensão que a rede precisa atender a todos os cidadãos e ter um serviço em terceiro turno é essencial”, disse, lembrando que o CIAS vai ficar aberto das 17h às 21 como uma Unidade de Saúde Estendida.

Também fizeram uso da fala, o presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Severo, e do CMS, Rafael Iglesias, que elogiaram a decisão da Administração Municipal em reformular o projeto e colocaram as instituições que presidem à disposição do Cias.

Após descerrar a fita inaugural, Pascoal, vereadores, funcionários públicos, integrantes do CMS e pessoas da comunidade visitaram os espaços do novo equipamento de saúde esteiense.

JÁ EM USO

O mestre de obras aposentado Luiz Spatt, 68 anos, foi um dos primeiros esteienses a ser beneficiado com os serviços do Cias. Ele tinha uma consulta com uma dermatologista no Centro de Especialidades (que será fechado) e teve o atendimento reagendado para o novo espaço. Impressionado com a estrutura que encontrou, seu Luiz ficou ainda mais satisfeito quando soube que o CIAS vai funcionar até as 21h como uma UBS. “Isso é muito bom. Vai facilitar muito a vida das pessoas”, afirmou, pouco antes de ser chamado para o atendimento.

O CIAS funcionará em um prédio com área de 1.948,93 m². Para poder iniciar os atendimentos no local foram investidos R$ 166,5 mil na compra de equipamentos e mobiliários. Também foram necessárias adequações estruturais, incluindo melhorias na rede elétrica, implantação de rede lógica, dentre outras. O uso do espaço para esta finalidade, cuja construção contou com cofinanciamento do Governo Federal, foi solicitado junto ao Ministério da Saúde.

Das 8h às 17h, o local funcionará como Centro de Especialidades Médias, Centro de Referência em Odontologia, Laboratório Clínico, Ambulatório de Saúde da Mulher, dentre outros serviços agendados na área da saúde. Já das 17h às 21h, o espaço abrigará uma Unidade de Saúde Estendida, oferecendo atendimentos eletivos e sob demanda de Clínica Geral, Ginecologia, Pediatria e Odontologia. Atualmente, quem precisa de um atendimento médico após as 17h, horário de fechamento dos postos de saúde municipais, precisa ir até o Hospital São Camilo.

Com a sua abertura, o CIAS vai receber os atendimentos que eram realizados no Centro de Especialidades, que funcionava em um prédio alugado pela Prefeitura na Rua Fernando Ferrari, o qual será desativado, gerando também redução de custos. As consultas já agendadas serão realizadas no novo prédio. A expectativa é que o centro já comece suas atividades atendendo mais de mil esteienses por mês.

Centro Integrado de Atenção em Saúde (CIAS )

Atendimentos oferecidos

Das 8h às 17h:

– Dermatologia
– Cardiologia
– Ambulatório de Saúde da Mulher (com ginecologistas, exames rápidos de gravidez, exames de colposcopia e biópsia de colo de útero para colocação de DIU, citopatológicos, entre outros)
– Atendimentos especializados em fonoaudiologia para crianças e adultos
– Atendimentos especializados em Nutrição, para adultos e crianças
– Atendimentos especializados em Psicopedagogia
– Serviço de referência ao usuário ostomizado
– Centro de Referência em Odontologia (com Radiologia e Periodontia)
– Programa Primeira Infância Melhor (PIM)
– Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (Nasf)
– Laboratório de Exames Clínicos

Das 17h às 21h:

– Atendimentos eletivos e sob demanda, de baixa complexidade, em Clínica Geral, Ginecologia, Pediatria e Odontologia

Texto: Djalma Corrêa Pacheco