Semana Farroupilha de Canoas promete muita cultura, tradição e diversão para os gaúchos da cidade

Semana Farroupilha de Canoas promete muita cultura, tradição e diversão para os gaúchos da cidade

Com a chegada do mês de setembro, aumenta a expectativa pela festa mais esperada do ano pelos gaúchos de todas as querências. Em Canoas, a expectativa é ainda maior por conta dos tradicionais e movimentados festejos da Semana Farroupilha. A 26ª edição do evento no Parque Eduardo Gomes, o Parcão, ocorre de 13 a 20 de setembro, com uma extensa programação.

Com entrada gratuita, a gauchada poderá ficar mais próxima dos costumes do nosso estado através das oficinas temáticas, competições, rodeios, atividades culturais e comidas típicas. É claro que a diversão está garantida com vários shows e bailes tradicionalistas. Artistas e grupos consagrados no cenário gaúcho, como Elton Saldanha, Shana Müller, Eco do Minuano, Dante Ramon Ledesma e Tchê Guri, prometem colocar o povo para dançar ao som da boa música regional.

“Este é o momento de exaltarmos a nossa tradição, patrimônio histórico e cultural dos gaúchos. Serão oito dias de atrações que devem fomentar a cultura, as tradições, o folclore, o comércio e o turismo no município”, ressalta o secretário da Cultura e do Turismo de Canoas, Mauri Grando, convidando os gaúchos, especialmente os canoenses, a prestigiarem as atividades.

Shows e bailes

No dia 13, quinta-feira, as atividades começam cedo no Parcão. Na parte da noite, às 20h, ocorre a abertura oficial da Semana, com show de Joca Martins e baile com o grupo Alma Gaudéria. Na ocasião, o público ainda acompanhará a chegada da Chama Crioula, tradicional símbolo da cultura gaúcha. Na sexta-feira, 14, é a vez do Gaúcho da Fronteira comandar o palco principal do Parcão. O baile fica por conta de Amilton Lima. A noite ainda conta com a apresentação do grupo Recuerdos de Milonga.

Complementam as atrações musicais Elton Saldanha e Shana Müller, no sábado (15), Marco Lima, Jari Terres e Eco do Minuano, no domingo (16). Na segunda-feira, os grupos Baitaca e Canção Nativa colocam os gaudérios para dançar. A dupla César Oliveira e Rogério Melo e o grupo Ho de Casa comandam a bailanta na terça-feira (18). Na quarta, véspera do feriado, a cantora Fernanda e o cantor Iedo Silva, do grupo Os Farrapos, apresentam-se no palco principal do evento. O baile é com o grupo Tranco Macanudo.

No feriado farroupilha, a partir das 20h, Dante Ramon Ledesma, Pedro Ernesto Denardin e os Nego Véio e o grupo Tchê Guri encerram as festividades no Eduardo Gomes.

Oficinas e competições

Durante os 8 dias de programação, também será possível aprender muitas coisas relacionadas às tradições gauchescas. Nos galpões do Parcão, a população poderá acompanhar oficinas de chula, de brincadeiras folclóricas, chimarrão, de indumentária, de dança, de lendas, contos, crendices e superstições, e de vaca parada. Concursos artísticos, torneios de truco, gineteadas, competições de laço e de bocha, gincana cultural, mostra de comida típica, teatro e até uma missa campeira completam a programação.

Os pequenos canoenses são convidados a participar dessas atividades. Alunos de escolas públicas e privadas de Canoas podem estar mais próximos da cultura do Rio Grande, participando ativamente dos festejos. Para agendamentos, as escolas devem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SMCT) pelo telefone 3425 7702, opção 2, após 1, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Semana Farroupilha na telinha

No sábado, dia 15, o programa Balanço Geral, da Record TV RS, será transmitido ao vivo do Parque Eduardo Gomes, a partir das 13h. Na segunda-feira, 17, é a vez dos canoenses acompanharem a gravação do programa Galpão Crioulo, da RBS TV, a partir das 19h.

Na quarta-feira (19), o programa Fogo de Chão, da Ulbra TV, convida a população para participar da gravação que inicia às 19h. A dupla Paquito e Jóia é a atração do programa.

Desfile

Mantendo a tradição de celebrar os feitos da Revolução Farroupilha, de 1835, na manhã da quinta-feira (20), ocorre o desfile de 20 de setembro. O trajeto, inicia às 10h na Avenida das Canoas e termina no Parque Eduardo Gomes às 11h30. No ponto de partida, haverá concentração a partir das 9h.

Prepare a pilcha e o chimarrão e participe da Semana Farroupilha de Canoas. Confira a programação completa neste link.