Canoas anuncia construção de 4ª nova escola de Educação Infantil

Canoas anuncia construção de 4ª nova escola de Educação Infantil

A construção da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) no bairro Central Park, será retomada nas próximas semanas. Contrato assinado pelo prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, garante o retorno dos trabalhos, paralisados desde 2015. Para que as obras voltassem, a Prefeitura de Canoas fez um trabalho em conjunto com o Ministério da Educação para reconquistar os recursos, já que a construção foi abandonada.

Outra novidade é que o Executivo Municipal também conseguiu, junto ao Governo Federal, que o modelo do prédio fosse modificado. Antes, a EMEI seria construída na Metodologia Inovadora, com material totalmente pré-fabricado como resinas, isopor e gesso. Agora, ela será feita no Método Convencional, de tijolo e cimento. A opção pela troca se dá ao fato de que as escolas construídas no primeiro método não são resistentes ao clima do Rio Grande do Sul. Assim, a EMEI no Central Park terá a garantia de segurança e durabilidade.

A EMEI do Central Park irá receber 224 alunos e vai contribuir com a redução do déficit de vagas na Educação Infantil. A escola ficará na rua Francisco Roberto Behrens e terá investimento total de R$ 1.427.796,97, a previsão é que a obra seja concluída no segundo semestre de 2019.

Quatro novas escolas em 2019

Além da EMEI na Central Park, já estão em obras mais três novas escolas de educação infantil em Canoas. Ela ficarão nos bairros Harmonia, Niterói e Mato Grande. Juntas, as quatros instituições irão agregar 1.200 novas vagas para crianças de até 5 anos. A iniciativa se aproxima de uma das prioridades da gestão atual, que é reduzir o déficit na Educação Infantil. O trabalho, iniciado em janeiro de 2017, já tem surtido efeitos.

Em apenas 18 meses, a prefeitura conquistou um fato inédito na história de Canoas: Zerou a falta de vagas em pré-escola, que são para alunos de 4 e 5 anos. Ou seja, todas as crianças com essa idade, inscritas para vagas em escolas infantis, estão frequentando a escola.