Candidatos ao governo apresentam propostas para a Região Metropolitana em Assembleia da Granpal

Candidatos ao governo apresentam propostas para a Região Metropolitana em Assembleia da Granpal

Evento foi realizado nesta quinta-feira, na sede da entidade

Postulantes ao governo do Rio Grande do Sul tiveram, nesta quinta-feira (30), uma oportunidade de apresentar suas propostas para a Grande Porto Alegre e para o Estado. Assembleia especial do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) reuniu prefeitos e lideranças nesta quinta-feira (30), na sede da entidade, na Capital.

Participaram do evento os candidatos Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT) e Júlio Flores (PSTU). Cada um teve 10 minutos para falar sobre sua trajetória pessoal e política, além de expor visões e projetos para áreas como mobilidade urbana, segurança pública, saneamento básico, iluminação pública, saúde e outros temas.

Todos afirmaram ter compromisso com o desenvolvimento da região e a melhoria da qualidade de vida da população, além de destacarem a importância da iniciativa do Consórcio. Também receberam um documento da entidade com propostas e reinvindicações das lideranças regionais.

Outro assunto abordado pelos prefeitos e pelos candidatos foi a necessidade de uma partilha mais equilibrada dos recursos. “Mais da metade desses recursos fica concentrada na União, em torno de 25% nos estados e só o que sobra vai para os municípios. É preciso haver uma distribuição mais equilibrada”, defendeu o presidente do Conselho de Prefeitos da Granpal e prefeito de Viamão, André Pacheco.

Abertura ao diálogo

Prefeito de Cachoeirinha e vice-presidente da Granpal, Miki Breier cobrou que a discussão do novo Pacto Federativo não fique restrita ao período eleitoral. Já o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, expressou sua preocupação com a possibilidade do fim dos trabalhos da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). Prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Ferretti conclamou aos candidatos que, se eleitos, mantenham aberto um canal permanente de diálogo com as cidades.

Para José Sperotto, prefeito de Guaíba, é preciso atrair mais investimentos e modernizar os processos na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O chefe do Executivo de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, chamou a atenção para a melhoria e ampliação da ERS-030.

Acompanhado pelo diretor executivo da Granpal, Dédo Machado, o presidente André Pacheco se mostrou satisfeito com o resultado do encontro. “Esta é uma entidade pluripartidária e aberta ao diálogo. Por isso, não criamos um clima de confronto, mas sim um espaço para expor informações e ideias, no qual os candidatos puderam dizer o que farão, se eleitos, por nossa região e pelo Rio Grande do Sul”, concluiu.