Ronda Crioula e Rodeio Artístico já tem data definida

Ronda Crioula e Rodeio Artístico já tem data definida

A 32ª edição da Ronda Crioula de Cachoeirinha já tem data e local definidos: será de 13 a 23 de setembro no parque de eventos do CTG Rancho da Saudade, na Avenida Frederico Ritter. “A programação está pronta, faltando apenas a assinatura de alguns contratos, e deverá ser divulgada nos próximos dias”, afirma a secretária municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Sônia Rejane. Da mesma forma que a edição anterior, integra a programação o 2º Rodeio Artístico e Cultural das Tradições Gaúchas, com a participação de quatro CTGs: Rancho da saudade, Sinuelo da Amizade, Roda de Carreta e Guapos da Amizade. O Rodeio acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro e contará com concurso de invernadas. A Ronda, de 13 a 21 de setembro, com a presença dos piquetes e bailes diários, entre outras atrações.

Patrona

Este ano a Ronda Crioula terá a liderança de uma mulher: Maria Celene Rocha. A cavalariana, que mora em Cachoeirinha há mais de 35 anos, é membro da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e, por 10 anos, da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, sendo a primeira mulher a receber o título de Cavaleira Rio-Grandense.

 

Já percorreu mais de 22 mil Km em cavalgadas, inclusive, indo até Brasília à cavalo encontrar-se com a então presidente Fernando Henrique Cardoso. Há mais de 15 anos, Maria Celene participa da busca da Chama Crioula, onde já foi até para o Uruguai, sempre no lombo do “pingo”, como ela diz. Ela também faz parte, há 20 anos, do Instituto Anita Garibaldi, do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que busca divulgar a vida da “heroína de dois mundos”.

Chama Crioula

Outro evento tradicional, que antecede a Ronda, é a Cavalgada de Busca da Chama Crioula, que este ano vai sair de Iraí. Uma comitiva de 20 pessoas, sendo 15 a cavalo, dos CTGs Rancho da Saudade e Sinuelo da Amizade, de Cachoeirinha, e DTG Recanto da Lagoa, de Porto Alegre, vai percorrer 483 Km de Iraí a Cachoeirinha apartir do dia 10 de agosto. A cerimônia de distribuição da Chama será no dia 11 de agosto, às 9h, no CTG Minuano.