Município capacita profissionais para atendimento a pacientes com psoríase

Município capacita profissionais para atendimento a pacientes com psoríase

Profissionais da Rede Básica de Saúde de Esteio participaram na sexta-feira (15), no auditório do Hospital São Camilo, de uma capacitação especial sobre o atendimento e tratamento do paciente diagnosticado com psoríase. O trabalho desenvolvido em parceria com a Psoríase Brasil, entidade não governamental e que há cerca de um ano mobiliza municípios através das Secretarias Municipais de Saúde e Câmaras de Vereadores, tem por objetivo estabelecer políticas públicas que auxiliem no atendimento e melhoria da qualidade de vida dos portadores da doença.

Esteio foi o primeiro município do País a aceitar o desafio e se tornará o piloto para a execução do programa. A palestra ministrada pelo dermatologista André Vicente de Carvalho, contou com a presença da Secretária da Saúde, Ana Boll, o diretor do Hospital, Gerson Cutruneo e a vereadora Fernanda Fernandes, responsável pela criação da Frente Parlamentar da Psoríase.

Gerson explicou a importância dessa capacitação para os profissionais da rede básica e chamou a atenção sobre o pioneirismo de Esteio para a ação. “Quanto melhores capacitados estiverem nossos profissionais, melhor para a população. Fomos informados hoje, que Esteio é o primeiro município de Brasil a fazer esse trabalho com os profissionais da rede básica. É uma grata surpresa, mas também uma responsabilidade muito grande, que nos coloca em uma posição de comprometimento bem maior. Tenho certeza que nossa equipe fará um bom trabalho para que possamos levar para outros lugares exemplos de boas práticas na área da saúde púbica”, destacou.

Responsável pela Psoríase Brasil no RS, Gladis Lima, explicou que a maior dificuldade hoje, é o diagnóstico da doença que atinge cerca de 5 milhões de pessoas no Brasil. “A importância da dessa capacitação está, justamente, para qualificar o diagnóstico que, na maioria das vezes é tardio e com tratamento inadequado., levando o paciente para uma psoríase grave. E hoje a doença não é mais uma questão de pele, mas é uma doença sistêmica, que afeta a vida do paciente de diferentes formas, especialmente na área emocional. Uma rede pública capacitada, permitirá um atendimento adequado para o portador”, explicou.

De acordo com a vereadora, os municípios não possuem registros sobre a doença, por isso a dificuldade, muitas vezes de dar a atenção médica necessária para o paciente. “Esteio fará um trabalho pioneiro, a partir dessas capacitações, da formação da frente parlamentar, permitirá que os profissionais da rede tenham u olhar diferenciado para essa doença e, assim, podermos cobrar uma política publica de atendimento e tratamento desses pacientes, quando o portador da psoríase recebe o atendimento adequado e o tratamento mais assertivo, há uma mudança significativa na sua qualidade de vida. É por isso que vamos batalhar”, afirmou a vereadora.