Aplicativo Fiscale é o novo meio de comunicação com a Ouvidoria

Aplicativo Fiscale é o novo meio de comunicação com a Ouvidoria

A Prefeitura de Esteio lançou o aplicativo Fiscale.VC. Com isso, moradores de Esteio passam a contar com um novo meio de contato com a Ouvidoria, através de um aplicativo de celular podendo apresentar demandas, fazer reclamações, elogios e dar sugestões de uma maneira prática, com o uso da tecnologia. A solenidade ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura.

O programa, gerenciado pela Secretaria Municipal da Administração (SMAD), serve para acompanhar e gerenciar com mais eficácia as solicitações da comunidade e facilitar a participação por meio digital. Além disso, a nova ferramenta qualificará o atendimento, favorecendo acesso a informações das demandas por meio de fotos, arquivos e áudios, agendar a execução do pedido por parte do servidor público, bem como diminuir o tempo de execução e retorno aos cidadãos com mais resolutividade são algumas das vantagens vistas com o novo aplicativo. Com ele, o prefeito Leonardo Pascoal poderá, por exemplo, acompanhar em tempo real as demandas através do painel gestor.

Durante a apresentação do app, Pascoal comentou a respeito da situação da Ouvidoria ao assumir a gestão e as mudanças feitas. “Quando assumimos era muito comum o cidadão ligar diretamente para uma determinada secretaria, o pedido era anotado em um papel qualquer e se perdia, ninguém dava retorno e a demanda não era atendida, o cidadão ficava frustrado e os gestores não tinham como ter controle das solicitações porque não havia nenhum tipo de registro formal. Desde o início da gestão, temos se preocupado em oferecer e oportunizar o maior número possível de canais de atendimento ao cidadão, sejam aqueles já existentes, como o atendimento presencial, por e-mail, por telefone, pela página no Facebook, agora através do aplicativo, mas também os demais canais que temos como Gabinete Aberto, Prefeitura na Rua, Participa Esteio, e outras oportunidades que o esteiense tem de trazer suas demandas, sugestões, elogios e críticas ao trabalho da Prefeitura Municipal”, disse.

O prefeito, também, ressaltou a importância do novo aplicativo. “O Fiscale.vc é um ganho significativo na gestão. Esse é mais um meio de comunicação, mas só conseguimos abrir um novo canal quando temos segurança e confiança que aquilo que ingressar vai ter como ser atendido, respondido ou executado”, finalizou.

O titular da SMAD, Alexandre Viegas, enunciou que há um ano vinha sendo feita a pesquisa para que fosse criada uma nova forma de relacionamento com o cidadão em tempo real. “Hoje o mundo é digital, organizações privadas e públicas estão entrando neste segmento da era tecnológica. Então não tem porque nós, da Prefeitura, não estarmos conectados no que está acontecendo do ponto de vista digital”, concluiu.

Programador do Fiscale, Jonas Dhein comentou que a principal importância vista no aplicativo é a integração das informações e a voz que o cidadão ganha dentro da Prefeitura. “Este é um portal onde a pessoa pode reivindicar uma melhoria, uma sugestão ou até fazer um elogio para a Administração Pública, recebendo um retorno imediato se este foi aprovado ou não, se já está na secretaria competente para realização, prazo para efetivação, enfim, tudo sendo acompanhado através do aparelho”, disse ele.

A plataforma já está disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS nas lojas de aplicativo (Google Play e App Store). O passo a passo é simples, ao instalar o aplicativo o cidadão faz um cadastro com seus dados pessoais e identifica a demanda a ser resolvida, em seguida o registro da solicitação ou colaboração é feito, o setor responsável verifica se é possível e necessário atender a solicitação, esta é encaminhada para realização do serviço, a equipe encarregada fará o agendamento do pedido, o serviço é realizado e a demanda é solucionada, ao final a ouvidoria confirma a realização do serviço e o cidadão qualifica o serviço prestado.

Os atendimentos convencionais de solicitações via telefone da Ouvidoria (0800-541-0400), presencial (no prédio da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h) e pelo perfil da Administração Municipal no Facebook seguem operando normalmente.

Participaram do evento, ainda, os secretários de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara, de Educação, Marcos Dal’Bó, de Saúde, Gerson Cutruneo, de Obras e Serviços Urbanos, Leomar Teichmann, de Meio Ambiente, Sabrina Reis, o vereador e atual presidente do Legislativo esteiense, Sandro Severo, e os demais vereadores Felipe Costella e Rute Pereira.

Outras opções de contato
Uma alternativa para levar demandas à Administração Pública é o Gabinete Aberto. Todas as segundas-feiras (exceto feriados), Leonardo Pascoal e Jaime da Rosa também recebem os esteienses para uma conversa onde a população também pode entregar demandas, sugestões e pedidos. Para ser atendido, basta ir até a Prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 2º andar) a partir das 14h. O atendimento é por ordem de chegada.

Outro modo de aproximação é o Prefeitura na Rua, programa criado para que os esteienses possam falar não só com prefeito e vice-prefeito, mas com todo o secretariado para apresentar pedidos e cobrar soluções para os problemas. Periodicamente, uma estrutura é instalada pela Administração Municipal em um bairro ou comunidade diferente.