Hospital São Camilo terá novo espaço para banco de sangue

Hospital São Camilo terá novo espaço para banco de sangue

A Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) entrega, na quarta-feira (13), às 14h, a nova sala para a agência transfusional da instituição. O ato acontecerá no próprio hospital (Rua Castro Alves, 948). A unidade tem como função armazenar sangue e derivados utilizados em procedimentos no São Camilo. A reforma do espaço, a um investimento de R$ 11,6 mil, foi custeada com recursos doados por integrantes do Rotary Club de Esteio e executada pela equipe do hospital.

Melhorias nas estruturas, mudanças nas redes elétrica e hidráulica, pintura e aquisição de novos móveis foram algumas das adequações feitas na sala, que já foram aprovadas pela Vigilância Sanitária do Município. Após a entrega, os equipamentos serão transferidos para o novo espaço. A agência dispõem de um freezer, dois frigobares, uma geladeira, uma centrífuga e um banho-maria. Por mês, em média, são utilizadas 60 bolsas de sangue no hospital. A intenção da administração do São Camilo é adquirir uma nova geladeira, que aumentaria a capacidade de armazenamento de bolsas, que atualmente é de 50 unidades.

O sangue utilizado no São Camilo é fornecido pelo Hemocentro do Estado. Para doar e colaborar para que não falte material nos estoques do hospital, é necessário ir até a sede da instituição estadual, que fica em Porto Alegre, na Av. Bento Gonçalves, 3722 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h). Como alternativa, periodicamente o Grupo Sangue Amigo da Vida organiza um ônibus para levar os esteienses até o Hemocentro para doações. Além disso, a unidade móvel da instituição também vem a Esteio para fazer coletas.

Sobre doação de sangue

Onde doar: Hemocentro do Estado (Av. Bento Gonçalves, 3722 – Porto Alegre)
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Não se esqueça, para ser um doador de sangue é preciso:

Ter de 18 a 65 anos, pesar mais de 50 quilos, ser saudável e ter se alimentado. Aqueles que já tiveram hepatite, doença de chagas, malária, sífilis ou fizeram tatuagem no último ano não podem fazer a coleta.

Orientações para doadores

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e à segurança de quem vai receber o sangue.

Requisitos

Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação)
Estar bem de saúde
Ter entre 16 e 69 anos (de 16 anos completos a 18 anos incompletos, é necessário ter autorização dos pais)
Pesar mais de 50 quilos
Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Não ter ingerido bebidas alcoólicas até 24 horas antes da doação

Impedimentos temporários

Febre
Gripe ou resfriado
Gravidez
Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
Uso de alguns medicamentos
Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

Cirurgias e prazos de impedimentos

Extração dentária: 72 horas
Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses
Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: seis meses
Transfusão de sangue: um ano
Tatuagem: um ano

Impedimentos definitivos

Hepatite após os 10 anos de idade
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
Uso de drogas ilícitas injetáveis
Malária

Intervalos para doação

Homens: 60 dias (até quatro doações por ano)
Mulheres: 90 dias (até três doações por ano)