Alunos do Programa Gerações fazem passeio por Canoas

Alunos do Programa Gerações fazem passeio por Canoas

Os idosos que participam do Programa Gerações da Prefeitura de Canoas aguardavam ansiosos para um programa diferente na tarde do último dia 29 de maio. A turma realizou um passeio guiado pelos principais pontos da cidade. Com saída do Senac Canoas, o giro começou pela Villa Mimosa, onde os alunos visitaram a exposição e tiveram uma breve aula sobre a história da casa. O segundo local visitado foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Idoso, onde eles puderam conhecer algumas das especialidades oferecidas.

A jornada seguiu até a Igreja Matriz. Lá eles tiveram um breve papo com o padre da paróquia e visitaram o interior da igreja. Pegando esse gancho, eles foram conhecer a capela do colégio La Salle. Da escola, deram uma curta caminhada até a Casa dos Rosa para visitar mais uma exposição de arte. A reta final do passeio ocorreu na Praça do Avião e se encerrou na escadaria da Prefeitura, com vários cliques e risadas na companhia do prefeito Luiz Carlos Busato e da vice prefeita, Gisele Uequed.

O passeio foi organizado pelos coordenadores do Programa Gerações, Sirlei Dias Gomes e Flávio Fialho.

Passeio para espairecer a mente

A dona Iara Maria da Silva Sarmento adorou o passeio e disse que geralmente não tem muito tempo para esse tipo de programa mas, agora, com essa iniciativa do Gerações, ela conseguiu ver coisas que ela só conseguia olhar do lado de fora. Dona Iara completou afirmando: “Estou adorando as aulas do programa, tanto as teóricas quanto as práticas. O Gerações me ajudou a voltar para a juventude, voltar à fase do aprendizado. É ótimo para passar o tempo e aliviar a cabeça. Nessa idade, algumas pessoas acabam se sentindo um pouco inúteis, o programa ajuda a se mexer e tirar essa ideia da cabeça”.

Agora é hora de reaprender

A dona Eliete Cardoso Alves falou sobre essa nova fase na vida: “O programa foi um achado e tirou muita gente de dentro de casa. Ele ajuda a refrescar a memória, reaprender muitas coisas que nós já havíamos esquecido. E também conhecer coisas novas como a internet. No Gerações temos essa oportunidade, pois as pessoas mais jovens não têm tanta paciência de nos ensinar”, finaliza.

Programa Gerações

O Programa Gerações é um projeto inédito da Prefeitura de Canoas que tem o objetivo de reinventar as formas de envelhecer, trazendo mudanças na realidade dos participantes, promovendo qualidade de vida, inclusão social, geração de renda e a reinserção de idosos no mercado de trabalho.

Os primeiros 60 participantes do programa iniciaram as aulas teóricas no final de março e, em abril, foram encaminhados para os seus estágios. Órgãos da Prefeitura, equipamentos culturais e escolas municipais recebem, três vezes por semana, os idosos do Gerações. Neste locais eles colocam em prática os conceitos abordados nas aulas práticas, realizadas duas vezes por semana no Sesc Canoas.