Guaíba inaugura mais dois ecopontos

Guaíba inaugura mais dois ecopontos

Mais dois ecopontos foram inaugurados em Guaíba na última segunda-feira (5), nos bairros Cohab e Santa Rita. Os espaços servem para que a população faça o descarte regular de materiais inservíveis, como entulhos, podas de árvores, eletrônicos, sofás, óleo de cozinha, etc.

“No início, muita gente não acreditava e chamava de lixão, porque não conhecia o sistema. Mas desde que inauguramos o ecoponto da Colina, em dezembro, os moradores passaram a notar a diferença na limpeza das ruas. Até quem era contra passou a reconhecer”, comentou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Selito Carboni.

Municípios como Camaquã, São Gabriel e Cachoeirinha já enviaram representantes para conhecer o sistema. Para o prefeito José Sperotto, os ecopontos são resultado de um compromisso de todo Poder Público com a limpeza da cidade. “Trabalhamos com o Legislativo e demais parceiros para que o lixo deixe de ser um problema e se torne um gerador de empregos e energia. São ações que beneficiam a todos nós e também às gerações futuras”, destacou.

Um dos novos ecopontos está na Estrada do Conde, esquina com a rua Vitória; o outro na Rua 30, junto à Coordenadoria de Obras. Já o ecoponto da Colina fica na Av. Castelo Branco, 2760. Há também a unidade da Zona Sul, na Av. Adão Foques, esquina com a rua 4, no Loteamento Neiva.

Como funcionam os ecopontos?

Tudo aquilo que não será mais aproveitado, como óleo de cozinha usado, fragmentos de tijolos e de azulejos, cimento, pedaços de madeira, podas de árvores, eletrônicos e móveis velhos (sofás, camas, armários) podem ser levados para os ecopontos. Assim, os moradores colaboram com o trabalho da prefeitura, ajudando a conservar as vias públicas e mantendo-as sempre limpas e bem cuidadas.

O limite de descarte é de 2 metros cúbicos por pessoa, o que equivale ao volume de metade de uma caçamba. Nos locais, não podem ser descartados lixo domiciliar, lixo industrial e animais mortos.

Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone (51) 3480.7075, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, ou pelo e-mail meioambiente@guaiba.rs.gov.br.