Agentes da Guarda Municipal de Cachoeirinha passam a atuar armados

Agentes da Guarda Municipal de Cachoeirinha passam a atuar armados

Desde o início de janeiro, 40 agentes da Guarda Municipal de Cachoeirinha estão realizando o policiamento ostensivo da cidade armados com pistolas calibre 380 e espingardas calibre 12.

Os servidores foram habilitados pela Polícia Federal e Polícia Civil, para o porte e manejo, com mais de 130 horas de instruções e acompanhamento psicológico para a função.

“Uma guarda desarmada não consegue cumprir com as suas funções. A partir desta ação, Cachoeirinha terá um importante ganho na segurança”, declarou o secretário de Segurança e Mobilidade do município, Marco Aguirre Gouvêa.

Com esta ação, Cachoeirinha passa a integrar o grupo de 16 cidades gaúchas que têm Guardas Municipais armadas. “Que bom seria se toda arma fosse uma rosa, uma cortesia, uma boa ação. Mas, infelizmente, esta ainda não é a sociedade em que vivemos”, disse o prefeito Miki Breier, em ato realizado dia 4.

Esta primeira etapa do processo de armamento dos agentes iniciou com a seleção dos guardas através de exames psicológicos. Na sequência, eles realizaram curso de habilitação e aperfeiçoamento ao porte de arma de fogo na Academia de Polícia Civil Porto Alegre (Acadepol).

O investimento total da prefeitura foi de R$ 187 mil, na compra de 26 pistolas 380 e quatro espingardas calibre, cursos e exames.