Esteio amplia consultas médicas nos postos de saúde

Esteio amplia consultas médicas nos postos de saúde

Em outubro, o número de consultas médicas na rede pública de Esteio foi 37% maior do que o registrado no mesmo mês em 2016. Nas onze unidades básicas de saúde do município (UBS), foram atendidos 9.472 pacientes, ante 6.905 de igual período do ano anterior. Desde a segunda quinzena de setembro, os serviços foram ampliados pela prefeitura após a contratação de novos médicos de uma empresa terceirizada. 
“Estes números são apenas o começo de um trabalho que certamente dará um resultado muito positivo para a nossa comunidade. Sabemos da importância de investirmos na rede básica de saúde e vamos continuar fazendo aquilo que acreditamos, que é qualificar os serviços já existentes, permitindo à nossa população um atendimento digno e humanizado”, avalia o prefeito do município, Leonardo Pascoal.
A empresa foi contratada através de licitação para prestar serviços médicos na rede pública nas especialidades de pediatria (580 horas/mês), ginecologia e obstetrícia (500 horas/mês), clínica da família (1.280 horas/mês), psiquiatria (100 horas/mês) e cardiologia (500 horas/mês). As cargas horárias foram definidas após estudo técnico da Secretaria de Saúde do município. 
A iniciativa faz parte do programa Esteio por Mais Saúde, que tem por objetivo qualificar a rede básica de saúde no município. Além da contratação de consultas e exames, também estão previstas a ampliação do número de profissionais no setor, compra de equipamentos, melhorias na Farmácia Básica e na Fundação de Saúde Pública São Camilo e modernização nas UBS.
Em 2017, já foram contabilizados 73.579 atendimentos – média de 7,3 mil consultas por mês, indicador que deve aumentar graças à presença de mais profissionais nos postos de saúde.