I Mostra de Robótica Educacional de Viamão terá 15 escolas

I Mostra de Robótica Educacional de Viamão terá 15 escolas

Na próxima sexta-feira (17), a prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal da Educação (SME), promoverá a I Mostra de Robótica Educacional do município. O evento ocorre das 9h às 16h, na EMEF Dom Diogo de Souza, no Valença.

Serão 15 escolas participantes, com 47 alunos expositores e 27 competidores. A expectativa é que cerca de 1.250 estudantes visitem o local. “Nosso objetivo é difundir a eles, e também aos professores e à comunidade em geral, os trabalhos que estão sendo realizados na área pelos jovens aqui de Viamão”, explica o secretário de Educação do município, Carlos Bennech.

Em 2016, a prefeitura adquiriu 51 kits de robótica e promoveu a formação de professores para a implantação de oficinas nas dez escolas que receberam o material. Neste ano, firmou parceria com a 28º Coordenadoria Regional de Educação (28ª CRE) e oportunizou que 43 professores de 29 escolas da rede participassem de cursos de capacitação.

Durante a mostra, cada escola participante trará um grupo de alunos para apresentar uma experiência exitosa. No período da manhã, haverá uma competição de robôs na modalidade sumô e, à tarde, na modalidade pista. “Enquanto as equipes competem na quadra coberta, outras estarão expondo seus trabalhos nas salas. Teremos também oficinas de Lego e Games”, completa Gabriela Paim, assessora de Tecnologias Educacionais.

O que é robótica educacional?

Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática. Favorece a interdisciplinaridade no desenvolvimento de projetos, promovendo a integração de conceitos de diversas áreas como linguagem, matemática, física, lógica, engenharia, artes etc. Motiva o estudo, a análise de máquinas e mecanismos existentes no cotidiano do aluno, de modo a reproduzir o seu funcionamento. Valoriza ainda trabalho em grupo, cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, além de promover o diálogo e o respeito às diferentes opiniões.