Centro do Idoso de Cachoeirinha é referência para o país

Centro do Idoso de Cachoeirinha é referência para o país

O Centro de Saúde do Idoso (CSI) de Cachoeirinha foi um dos 14 projetos selecionados pelo Ministério da Saúde para compartilhar, em Brasília, experiências exitosas de gestão pública no campo do envelhecimento e saúde da pessoa idosa.  A exposição será feita no próximo dia 30. 

A unidade de atendimento especializado para pessoas de 60 anos ou mais foi inaugurada em junho deste ano, quando a Secretaria de Saúde do município fez a transferência de um ambulatório de geriatria para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Luís de Camões, no bairro Bom Princípio. 

“A estratégia foi pensada diante do elevado número de idosos que procuram atendimento em Cachoeirinha e no intuito de ampliar o atendimento ambulatorial individual em geriatria, além de propor novas práticas de cuidado”, explica o secretário municipal de Saúde, Paulo Abrão. 

O CSI recebe idosos saudáveis e em situação de vulnerabilidade que tenham sido encaminhados pela rede de saúde do município ou por livre demanda. O atendimento – no local ou à domicílio – é realizado por equipe multiprofissional, com assistente social, cinco médicos (dois geriatras e três clínicos gerais), um enfermeiro e três auxiliares de enfermagem. 

Resultados 

Desde a inauguração do Centro, já foram atendidos cerca de 900 idosos. “Além do aumento no número de atendimentos, foi observada uma maior adesão aos tratamentos recomendados. O agendamento também melhorou e pode ser feito pelo telefone, sem a necessidade de filas na unidade”, avalia a coordenadora da unidade, Gelci Machado. 

Outro destaque, segundo ela, foi o crescimento da participação dos idosos em grupos educativos. “Hoje há grupos que tratam sobre a questão das quedas, sobre diabetes, hipertensão, acolhimento, entre outros temas recorrentes entre esse público”, diz.