Canoas realiza Encontro Estadual de Controladorias e Controles Internos

Canoas realiza Encontro Estadual de Controladorias e Controles Internos

A Controladoria-Geral de Canoas irá realizar, no dia 23 de novembro, o 1º Encontro Estadual de Controladorias e Controles Internos. O evento, que contará com a presença do ministro da Transparência e Controladoria Geral da União, Wagner de Campos Rosário, vai reunir membros do controle Interno das cidades e gestores públicos de todo o Rio Grande do Sul, das 9h às 17h, no auditório do prédio 14 da Ulbra, em Canoas. Estão programadas palestras sobre licitações e fiscalização de contratos, Sistema e-OUV, acordos de leniência e combate à corrupção.   
A necessidade dos mecanismos de fiscalização interna nos municípios tem se revelado, cada vez mais, um dispositivo de grande importância dentro dos arranjos de gestão governamental. São estes mecanismos que apontam erros, inconsistências e também servem como aliados no combate à corrupção. Além de ser uma ferramenta induzida pela Constituição Federal, as Controladorias e Controles Internos, no aspecto municipal, apoiam na atuação corretiva e, principalmente, na prevenção de crimes.
Desta forma, os municípios têm se organizado para fortalecer a aplicação do controle interno, ampliando as atividades de auditoria, fiscalização, transparência e autonomia. Em Canoas, a Controladoria-Geral, criada através de lei municipal e primeira cidade do Rio Grande do Sul a ter o controle interno com status de secretaria independente, tem como função a promoção da transparência, prevenção e o combate aos atos ilícitos, atividades de ouvidoria, controle e auditorias internas, entre outras. A ação deste mecanismo reflete no empoderamento do cidadão já que a transparência dos atos e números do Executivo e Legislativo, responsabilidade das Controladorias, é um instrumento que municia as pessoas para exercerem o papel cidadão.
A realização do 1º Encontro Estadual de Controladorias e Controle Interno, iniciativa inédita no estado, é uma forma de fomentar a qualificação destas estruturas em todos os municípios, através de palestras que serão ministradas por autoridades com alto reconhecimento em suas áreas de atuação. Durante o encontro, gestores de diversas regiões do Rio Grande do Sul terão a oportunidade de trocar experiências e informações sobre a modernização e aplicação dos instrumentos de Controles. A Controladora Geral de Canoas, Mari Mantelli, idealizadora do encontro, lembra que esta será a oportunidade de refletir sobre a atuação do órgão. “Vamos reunir os municípios para trocar experiências, ver o que os outros estão fazendo e contar o que nós temos feito. Um momento de reflexão sobre os esforços das cidades no combate à corrupção.”, destaca.   
Estarão presentes no encontro o ministro da Transparência e Controladoria Geral da União, Wagner Rosário, o superintendente da Controladoria Geral da União no Rio Grande do Sul, Carlos Alberto Rambo, a diretora da Escola Superior de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado, Fernanda Nunes, e do secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no estado, Guilherme Yadoya de Souza.   
O encontro será aberto ao público e os estudantes que participarem, principalmente das áreas de Direito, Ciências Contábeis e Gestão Pública, receberão certificado de oito horas complementares.
Cronograma:  
9h às 10h – Credenciamento   
10h –  Abertura  
10h30 –  Sistema e-OUV   
Carlos Alberto Rambo – Superintendente da da CGU/RS  
11h15 –  Licitações e Fiscalização de Contratos  
Fernanda Nunes – Diretora da Escola Superior de Gestão e Controle do TCE/RS  
12h –  Almoço   
13h30 –  Acordo de Leniência  
Wagner Rosário – Ministro da Transparência e CGU  
15h –  Referencial de Combate à Corrupção  
Guilherme Yadoya de Souza – Secretário de Controle Externo TCU/RS  
16h30 –  Coffee Break   
Local: Auditório do prédio 14 da Ulbra (Av. Farroupilha, 8001).