Sistema de videomonitoramento é instalado em Glorinha

Sistema de videomonitoramento é instalado em Glorinha

Glorinha agora conta com seis câmeras de videomonitoramento, instaladas em pontos estratégicos da cidade. A implantação do sistema foi feita através de um convênio entre a Prefeitura do município, Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul e Brigada Militar. 

“Comprovamos pela experiência de outras localidades que o emprego desse aparato reduz significativamente os índices de criminalidade e traz maior sensação de segurança à população”, disse o prefeito Darci José Lima da Rosa, durante a inauguração, em 13 de setembro.

Segundo ele, o sistema auxiliará no combate ao crime de forma integrada e organizada, inibirá ações ilícitas e favorecerá o trabalho de prevenção, otimizando recursos e multiplicando o atendimento aos glorinhenses. O município agora também estará habilitado a participar do Sistema de Segurança Integrada do RS.

A implantação do sistema foi custeada com recursos próprios da prefeitura, no valor de R$ 122.475,90, para 14 meses. A Secretaria Estadual de Segurança Pública responsabilizou-se pela instalação da sala de operações na Brigada Militar, que conduzirá o trabalho operacional integrado.

Foram três etapas:  obras e instalações, compreendendo postes, braços de sustentação, rede elétrica e protetores contra furto; serviços de montagem e ativação de pontos e da central de monitoramento, na sede da Brigada Militar, bem como treinamento de operadores; locação de equipamentos, sendo 6 câmeras de videomonitoramento, computadores e serviços de manutenção.

A solenidade de entrega à população – realizada na sede do 17º Batalhão da Brigada Militar de Glorinha – também contou com a presença do comandante Tenente Coronel Vanderlei Padilha, de secretários municipais, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Flávio Soares, do comandante do 6º GPM do 17º Batalhão de Glorinha, Sargento Gustavo Gnoatto, além dos demais vereadores e representantes de entidades do município.