Pronto Atendimento de Guaíba conta agora com raio X digital

Pronto Atendimento de Guaíba conta agora com raio X digital

O Pronto Atendimento Dr. Solon Tavares, em Guaíba, agora conta com um moderno equipamento de raio X digital. A nova tecnologia apresenta vantagens em relação ao convencional pelos benefícios que traz ao paciente, como agilidade no atendimento, aumento da produtividade, eliminação de descartes químicos e melhor qualidade de imagem.

“Não há equipamento semelhante na região, nem mesmo em unidades particulares”, considerou o prefeito José Sperotto durante a inauguração, no último dia 16. “Até então, um paciente de bairro distante vinha até aqui fazer o raio X, voltava dias depois para pegar, ainda tinha que levar para o médico e sem laudo. A partir de agora, é tudo de uma vez só e de forma rápida. Saúde está em primeiro lugar para nós. E mesmo com todas as adversidades financeiras, estamos avançando”, completou.

O diretor administrativo da DG Telemedicina, Lucas Schneider, apresentou mais detalhes sobre as vantagens do equipamento, da fabricante japonesa Fujifilm. Segundo ele, a tecnologia utilizada faz com que a imagem produzida passe imediatamente para a tela do computador e para os consultórios. “O paciente ainda nem saiu da sala e o médico já pode conferir o exame. A imagem vai para o sistema, no qual, a partir de uma central com médicos 24 horas por dia, é emitido o laudo”, explicou.  

Ou seja, o médico clínico do Pronto Atendimento visualiza a imagem instantaneamente e já pode tomar alguma conduta. Horas depois já se obtém o laudo para que o paciente o receba, com a possibilidade de visualização pela internet e celular.

Para o secretário de Saúde do município, Itamar Costa, o principal diferencial é a facilidade para os pacientes. “Significa menos tempo de deslocamento e redução de custo para as pessoas, que precisam de um diagnóstico rápido e eficiente. A aquisição desse aparelho é um passo a mais para uma saúde pública de qualidade para Guaíba. Todos os consultórios foram equipados com computadores para acessar as imagens”, ressaltou.

O diretor assistencial do Gamp – Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública, Gustavo Corrêa – organização social responsável pela gestão do Pronto Atendimento desde julho deste ano – reforçou. “Somos parceiros de Guaíba. O que está certo, nós vamos manter. O que pode melhorar, nós vamos procurar dar toda a assistência que a população necessita”, disse.

O serviço de radiografia do Pronto Atendimento Dr. Solon Tavares atende em média dois mil pacientes por mês.