Mês de julho teve apenas um homicídio em Canoas

Mês de julho teve apenas um homicídio em Canoas

A união entre as forças de segurança de Canoas segue surtindo efeito positivo na cidade. Com apenas um homicídio, julho de 2017 foi o mês de menor incidência deste tipo de crime desde 2009. Ao relacionar julho deste ano com o de 2016, a queda foi de 90%. Foram dez casos em julho do ano passado.

O índice histórico foi comemorado pelo prefeito Luiz Carlos Busato e pelo secretário de Segurança, Ranolfo Vieira Jr durante seminário no Rio de Janeiro, que discutiu a segurança pública no país. O prefeito destacou os investimentos realizados pela prefeitura na área. “Somente na aquisição de 35 viaturas para Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe, Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito e Defesa Civil, foram aplicados R$ 4,7 milhões. Dessas, 22 irão para as instituições do Estado, para serem usadas em Canoas. Embora o município não tenha o dever de investir em segurança pública, consideramos que essa seja uma obrigação moral da administração municipal. Segurança deve ser, sim, prioridade das prefeituras”, ressaltou.

Desde o início deste ano, foram realizadas 37 operações integradas em Canoas, envolvendo Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e agentes de trânsito. 

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Ranolfo Vieira Jr, salienta a importância da atuação conjunta das instituições visando um objetivo comum: proteger a população canoense. “As nossas ações envolvem todos os operadores de segurança pública atuantes em Canoas, os quais, embora todas as dificuldades, não medem esforços no combate à criminalidade”, salienta.

Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Valdeci Antunes dos Santos, também reforça a necessidade da continuidade da articulação entre as entidades envolvidas na área. “Vemos como extremamente importante. Os resultados demonstram a relevância de trabalharmos juntos”, sublinha.  

Para o delegado regional da Polícia Civil, Cristiano Alvarez, a união das corporações intensifica o resultado do trabalho individual delas. “Cada força faz a sua parte, com um intenso trabalho diário. A Polícia Civil tem solucionado diversos casos de homicídio, identificando e prendendo autores. Nós temos trocado informações e planejado juntos as ações, que culminam nas operações integradas que, com certeza, são a mola propulsora da redução da criminalidade em Canoas”, afirma.

Furto e roubo de veículos

Os dados também chamam atenção quando o assunto é furto e roubo de veículos na comparação dos meses de maio, junho e julho de 2017 com 2016. No que se refere a furto, na parcial de julho (até o dia 25) houve redução de 78 casos para 46, representando redução de 41%. Já quanto ao roubo, na relação dos meses de junho dos dois anos, por exemplo, foi registrada queda de 28,8%.

Metodologia

As mortes violentas acompanhadas pelo Observatório de Segurança Pública de Canoas incluem homicídios, latrocínios, encontros de cadáveres com sinais de violência e mortes resultantes dos confrontos com as forças policiais. Já a sistematização dos dados sobre ocorrências de roubo e furto de veículos é realizada pelo Observatório por meio da coleta de informações na Delegacia de Furto e Roubo de Veículos (DFRV Canoas).

Operações Sossego

Uma ação conjunta do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) impediu a realização de festa em um terreno na Avenida das Canoas, no Mato Grande. De forma preventiva, a locatária do espaço foi notificada, ainda na sexta-feira (28), da proibição de promover o evento. Ela atendeu a determinação e, nesta terça-feira (1º) na Câmara Temática de Fiscalização, se comprometeu a não fazer mais encontros desta natureza.

As instituições de segurança atuantes em Canoas também têm realizado ações contra a perturbação da ordem em diversos pontos da cidade. O final de semana passado foi o sexto consecutivo com a realização de Operações Sossego.