Canoas perto de zerar a fila médica

Canoas perto de zerar a fila médica

Entre os exames mais atrasados estavam Ecografia, Densitometria Óssea, Eletroneuromiografia, Endoscopia Digestiva e Colonoscopia. A demanda de 66 mil exames é datada do ano de 2012. Entre as 47 mil consultas reprimidas desde 2013, estavam Cirurgião Vascular, Dermatologista, Neurologista Adulto, Ortopedista e Traumatologista Geral e Cardiologista Adulto. 
As cirurgias mais demandadas eram os seguintes: Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Plástica, Ginecológica e Clínica. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, 18 mil pessoas não tinham sido localizadas. Por isso, entre maio e junho, a Prefeitura de Canoas realizou um chamamento para recadastrar quem aguardava atendimento médico antes de 2017. Ao todo, 2,2 mil pessoas compareceram para atualizar cadastro e marcar atendimento com especialista. 
Para o prefeito Luiz Carlos Busato, está em andamento o trabalho de fiscalização ao atendimento prestado nos serviços de saúde e também nos repasses feitos pelo município. “Nós só vamos pagar pelos serviços realizados. No Hospital Nossa Senhora das Graças, por exemplo, identificamos uma diferença astronômica entre a cobrança realizada pela instituição e os serviços efetivamente prestados à população. Nos meses de outubro, novembro, dezembro e janeiro, por exemplo, a maioria dos atendimentos que deveriam ter ocorrido não chegaram a 50% do pactuado. Em Neurologia, houve uma cobrança por 200 consultas mensais, quando apenas quatro ocorreram de fato”, destaca o prefeito.
Já a secretária da Saúde, Rosa Groenwald, destaca a criação de uma equipe volante para saber a qualidade e a quantidade que a população está recebendo nos hospitais e UPAs. “As equipes vão até o local e conferem os profissionais que estão trabalhando naquele momento, conversam com a população e procuram saber de suas necessidades. Conseguimos identificar as principais queixas e agir de forma imediata conforme a situação reportada pelo paciente”, explicou.