Prefeitos discutem prioridades para Plano Plurianual da Granpal

Prefeitos discutem prioridades para Plano Plurianual da Granpal

Prefeitos e secretários dos municípios da Região Metropolitana reuniram-se na sede da Granpal nesta quinta-feira (22), em assembleia ordinária. O encontro serviu para iniciar as tratativas para a elaboração do novo Plano Plurianual (PPA) da entidade, que será votado no final de agosto.
O PPA identificará as prioridades da Granpal para o período 2018-2021. Após a realização de consultas técnicas locais, os prefeitos definirão ações para áreas estratégicas como drenagem, contenção de cheias, segurança, iluminação pública e mobilidade urbana. “Precisamos adequar as necessidades dos municípios à nossa atuação da forma mais ampla possível”, definiu Luiz Carlos Busato, prefeito de Canoas e presidente da associação. 
Entre outras pautas projetadas durante a reunião estão o estudo de viabilidade econômica e ambiental para implantação de rotas hidroviárias, em parceria com o Estado; a realização de novos pregões para compras coletivas; maior aproximação com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para a negociação de precatórios; além da realização de novas reuniões com entidades, como a Corsan.
Correios e Fleeter apresentam soluções para gestão pública
No início do encontro, Francisco Santos de Jesus, gerente de vendas corporativas dos Correios, falou sobre a relação de serviços da empresa na área de logística. Segundo ele, a companhia já atua em parceria com outros governos, como é o caso das secretarias estaduais de Saúde de São Paulo e Minas Gerais. “Nossa intenção é aumentar o atendimento para órgãos públicos”, resumiu. Entre os destaques oferecidos estão armazenagem, catalogação e sistemas integrados de gestão e entrega. 
Uma equipe de desenvolvedores web apresentou aos prefeitos as funcionalidades do aplicativo Fleeter, para a gestão eficiente de frotas. Através do app, é possível ter o controle completo dos fluxos de veículos oficiais, visualizando horários de partida e chegada, rotas percorridas, troca de turno etc. Há ainda a opção de compartilhar os carros. Um dos criadores da ferramenta, Gustavo Vicenconti, calcula que o aplicativo possibilite uma redução de 30% das frotas, para uma economia de pelo menos 15% em combustível. 
Participaram da reunião os prefeitos Miki Breier (Cachoeirinha), Ernani de Freitas Gonçalves (Eldorado do Sul), Leonardo Pascoal (Esteio), José Sperotto (Guaíba), Daiçon Maciel da Silva (Santo Antônio da Patrulha), Luis Rogério Link (Sapucaia do Sul) e Valdair Gabriel Kuhn (Triunfo); além dos vice-prefeitos Áureo Tedesco (Gravataí), Antônio César Bairros (Nova Santa Rita), Valdir Jorge Elias (Viamão) e dos secretários de Segurança e Mobilidade Urbana Sérgio Coutinho (Alvorada) e de Administração Sérgio Munhoz (Triunfo).