Granpal recebe gestores da Famurs e do Tribunal de Contas

Granpal recebe gestores da Famurs e do Tribunal de Contas

Representantes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) estiveram na Granpal, segunda-feira (29), para apresentar as atribuições das entidades e os serviços disponíveis para as gestões públicas municipais. O encontro reuniu prefeitos, vices e secretários de cidades da Região Metropolitana.

“Esta casa está à disposição para tratar de toda e qualquer pauta que envolva a eficiência administrativa e as formas de cooperação entre os nossos municípios”, disse Luiz Carlos Busato, presidente da Granpal e prefeito de Canoas, no início da reunião.

A agenda foi parte do trabalho de interiorização da federação municipalista, denominado “Famurs pelo Rio Grande”, uma parceria com o TCE-RS e o Banrisul. Mário Ribas do Nascimento, coordenador da área de Agricultura da entidade, detalhou serviços oferecidos aos municípios associados, como a Escola de Gestão Pública (EGP), o Portal de Compras e o Diário Oficial dos Municípios.

Nascimento reforçou as atividades de interlocução política com Estado e União que trouxeram ganhos recentes de caixa para muitos municípios gaúchos. Entre elas está a repatriação de R$ 740 milhões, o aumento do ICMS, a luta pela Judicialização da Saúde e pela derrubada do veto do ISS, ainda em curso. “São medidas que nos dão fôlego para encarar uma crise tão forte como a que vivemos”, defendeu.

Michael Abreu Ribeiro, supervisor de Serviços Processuais do TCE-RS, destacou o compromisso do órgão com o controle das contas públicas, com a transparência e a maior participação da sociedade na fiscalização do Poder Público. Ele colocou à disposição das prefeituras o serviço de consultoria técnica da entidade. “Nós estamos unidos – e falo também em nome do presidente Marco Peixoto – para orientar os gestores a exercer o controle externo conforme as prerrogativas legais”, disse.

Entre os presentes no encontro, estavam os prefeitos de Cachoeirinha, Miki Breier; Nova Santa Rita, Margarete Ferreti; Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva; e Sapucaia do Sul, Luís Rogério Link.