Eleita nova diretoria da ASGMUSP

Eleita nova diretoria da ASGMUSP

O delegado Ranolfo Vieira Junior, secretário de Segurança Pública de Canoas, será o presidente da Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (ASGMUSP) no período 2017-2018. As eleições da nova diretoria da entidade ocorreram em 26 de abril, na Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) – onde o grupo se reúne, nas últimas quartas-feiras de cada mês.

Como prioridades da gestão, Ranolfo citou a ampliação e o aperfeiçoamento do consórcio intermunicipal de guardas municipais, visando a maior integração dos efetivos em ações conjuntas de formação e atuação. Outra bandeira será política, na negociação de emendas parlamentares que favoreçam a área de segurança no estado.

Ranolfo destacou ainda o papel da associação como mediadora das questões municipais de segurança com todos os órgãos competentes. Segundo ele, a entidade terá papel ativo nos assuntos referentes ao Sistema de Segurança Integrado com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS), lançado em abril pelo Governo do Estado.

O presidente da ASGMUSP ocupa uma cadeira no Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E) – colegiado que opera para identificar os principais fatos que influem na criminalidade e violência no estado, com a finalidade de propor soluções.

Desde junho do ano passado, a Granpal e a ASGMUSP têm atuado em parceria na busca de estratégias para a área de segurança, através de um Grupo Técnico. Temas como a municipalização, formação de guardas municipais e a ampliação de convênios para a realização de treinamentos são discutidos nos encontros.

Diretor executivo da Casa, José Calvi colocou a estrutura da Granpal à disposição da Associação. Ele parabenizou os novos membros da diretoria e reiterou a disposição das lideranças da região metropolitana na busca de soluções para a área. “A importância deste serviço cooperado está na centralização de um debate que interessa não apenas aos gestores, mas a toda sociedade”, concluiu.

 

GT de Guardas Municipais apresenta ações para nova diretoria

Antes da escolha dos nomes da nova diretoria, o GT Sistema Integrado de Formação para Guardas Municipais da Granpal apresentou um balanço dos trabalhos. O grupo, composto por guardas municipais da região metropolitana, atua desde novembro de 2016 com ações de formação integrada e desenvolvimento.  

Diretoria ASGMUSP (Gestão 2017-2018)

Presidente 

Delegado Ranolfo Vieira Junior
Secretário de Segurança Pública de Canoas

Vice-presidente
André da Silva Brito 
Secretário para Assuntos da Segurança Pública de Gravataí 

1º Secretário 
Roberto Damasceno Rodrigues 
Secretário de Segurança Pública de Esteio

2º Secretário 
Aldo Bruno Ferreira 
Secretário de Segurança Pública de Pelotas

1º Tesoureiro 
Coronel Marco Vinicius Aguirre Gouvêa 
Secretário de Segurança e Mobilidade de Cachoeirinha

2º Tesoureiro

Tenente-coronel José Paulo Marinho 
Secretário de Segurança Pública de Bento Gonçalves

1º Membro do Conselho Fiscal
GCM Clóvis Eduardo Pereira
Guarda Municipal de Montenegro